21/06/2020
Prefeito parabeniza os 43 anos do 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui

O 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui (BPAmb) completou neste domingo (dia 21 de junho) 43 anos de existência. Fundado em 21 de junho de 1977, o Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui está localizado na Travessa Marechal Deodoro, 107, região central da cidade.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, parabenizou a Polícia Militar do Estado de São Paulo e destacou a importância do 2º BPAmb.

“Parabéns pelos 43 anos de excelentes trabalhos realizados em Birigui. A Polícia Ambiental tem um papel de extrema importância na defesa da sociedade. Além disso, a instituição está preocupada com as futuras gerações, realizando ações de polícia ostensiva visando a preservação do meio ambiente”, falou o prefeito.

O chefe do Executivo destacou que o Batalhão é parceiro da Prefeitura de Birigui e ambos buscam o mesmo objetivo: construir um futuro melhor para os cidadãos.

"No Estado de São Paulo são apenas 4 batalhões, sendo um em Birigui. Em nome do comandante do 2 BPAmb, tenente-coronel Antônio Carlos Siqueira Campos Junior, deixo os parabéns aos demais policias militares do Batalhão de Birigui", completou o prefeito.

CONHEÇA

Entre os anos de 1977 e 1989, os trabalhos do batalhão abrangiam uma área de 341 municípios do interior de São Paulo, totalizando uma área de cobertura de mais de 141 mil km².

Em 1989, com a criação do Batalhão de São José do Rio Preto, a área de atuação da corporação biriguiense ficou em 186 municípios, com uma área de mais de 77 mil km², mais de 5 mil km de rios navegáveis e 20 unidades de conservação.

O 2º Batalhão de Polícia Ambiental atua nas regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília e é um dos quatro batalhões ambientais existentes no estado de São Paulo.

Chamada até 2001 de “Polícia Florestal”, o termo “Polícia Ambiental” foi modificado em novembro de 2001, pelo então governador do estado Geraldo Alckmin.

O 2º BPAmb promoveu diversas ações preventivas e repressivas nos últimos 12 meses.

Neste período foram apreendidas 182 armas de fogo, houve a fiscalização de 16.130 propriedades rurais, 161 madeireiras e de 774 criadores de passeriformes, o atendimento de 7.903 denúncias, a lavratura de 3.498 Autos de Infração Ambiental e a apreensão de mais de 171.266 metros de redes utilizadas na pesca irregular.

*Na foto principal: fachada do Batalhão de Birigui.

**Na foto 1: da esquerda para a direita: major Marcelo Fernando Marques, subcomandante titular do batalhão de Birigui; prefeito Cristiano Salmeirão e o comandante do 2º BPAmb de Birigui, tenente-coronel Antônio Carlos Siqueira Campos Junior.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa, com assessoria do Batalhão.