09/07/2020
HISTÓRIA MARCANTE: Euclides Miragaia, 9 de julho e a Revolução Constitucionalista

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. Era Vargas é o período da história entre 1930 e 1945, quando Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos e de forma contínua.

As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.

O dia da Revolução Constitucionalista é celebrado em 9 de julho e é feriado no estado de São Paulo. Este ano, em função da pandemia da covid-19, o governo estadual antecipou o feriado, que ocorreu em 25 de maio.

A Revolução de 1930 depôs o presidente Washington Luís (1869-1947) e impediu a posse do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levando Getúlio Vargas ao poder.

Embora tivessem perdido sua hegemonia política, os paulistas apoiaram Vargas com a esperança de que ele convocasse eleições para a Constituinte e presidente.

No entanto, o tempo passava e isso não acontecia. Desta maneira, uma forte oposição ao governo Vargas foi iniciada pelos fazendeiros paulistas.

Além disso, houve também grande participação de estudantes universitários, comerciantes e profissionais liberais, que exigiam convocação de eleições.

Assim, no dia 23 de maio de 1932, aconteceu um ato político a favor de eleições, no centro de São Paulo. A polícia reprime um grupo de manifestantes e causa a morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

O fato revolta a sociedade paulista e as iniciais dos jovens - M.M.D.C. - tornam-se um dos símbolos do movimento.

JOVEM ATUANTE

Euclides Miragaia morava em São Paulo e era um jovem estudante da capital paulista, onde faleceu na Revolução Constitucionalista de 1932. Seu pai, José Miragaia, mudou-se com a família para Birigui em 1934, onde assumiu o Cartório de Registro de Imóveis.

Euclides Miragaia é nome de uma das principais avenidas de Birigui. Após fixar residência em Birigui, a família Miragaia fez parte da história e do progresso do município.

O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Dr. Glauco Peruzzo Gonçalves, tem ligação com a família: Euclides Miragaia é seu tio avô.

Dona Yvonne Miragaia Peruzzo, avó do secretário Dr. Glauco, era irmã de Euclides Miragaia. Professora dedicada e competente, foi homenageada e seu nome é levado em uma das escolas da Prefeitura de Birigui.

A Escola Municipal Profª Yvonne Miragaia Peruzzo atende no bairro Portal da Pérola 2.

 

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa

 

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000