24/07/2020
Vacinação contra o sarampo vai de 15 de julho a 31 de agosto

A Secretaria Municipal da Saúde de Birigui realiza de 15 de julho até 31 de agosto a  segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para o público de 6 meses a 49 anos de idade.

Neste período, serão realizadas duas estratégias de vacinação:

*Vacinação indiscriminada na faixa etária de 30 a 49 anos, ou seja, todas as pessoas desta faixa etária devem tomar uma dose da vacina de sarampo (independente da situação vacinal anterior);

*Vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente) para a população de 6 meses a 29 anos, ou seja, nesta faixa etária será verificado a carteira de vacina, onde só irá tomar a vacina de sarampo quem não tiver duas doses da vacina SCR.

“Entende-se ser necessário garantir o funcionamento dos serviços de vacinação para manutenção de elevadas coberturas vacinais, visando evitar surtos de doenças imunopreveníveis, que poderiam agravar a crise de saúde desencadeada pela covid-19 e colocar em risco a saúde da população”, explicou a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad.

Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo.

No ano de 2020, o Estado de São Paulo registrou 2.526 casos suspeitos de sarampo, sendo 701 casos confirmados e 1 óbito.

“Considerando o avanço do sarampo no país, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, realizará a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Este público deve procurar a UBS mais próxima de sua residência”, disse a enfermeira Isabel Galdeano, da Vigilância Epidemiológica de Birigui.

A vacina contra o sarampo (SCR sarampo, caxumba e rubéola) é oferecida nas 11 Unidades Básicas de Saúde de Birigui.

Outras informações: (18) 3643-6233 ramal 231/236.

PREFEITURA DE BIRIGUI