05/08/2020
Após receber melhorias durante a “quarentena”, Terminal Rodoviário voltou a funcionar

A Prefeitura de Birigui informa que o Terminal Rodoviário de Passageiros "Pedro Sanchez Y. Sanchez" já está funcionando após reforma estrutural e, também, por estar fechado devido à pandemia da covid-19.

Sem atividade desde o dia 23 de março, Decreto Municipal assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão determina o funcionamento normal do terminal a partir desta quarta-feira, 5 de agosto.

“O fechamento do terminal em função da pandemia acabou colaborando para que terminássemos a obra de melhoria do prédio. Com ajuda do deputado estadual Roque Barbiere, conquistamos e investimos R$ 450 mil em melhorias do local”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

Na tarde desta terça-feira (4), o prefeito, o secretário de Serviços Públicos, Rafael Polizel, o secretário de Obras, Saulo Giampietro, e a secretária de Mobilidade Urbana, Melissa Puertas Sampaio, fizeram a última vistoria no prédio.

Em sistema de revezamento, vários secretários também estiveram no local, que ganhou variadas melhorias em diferentes ambientes. O teto, por exemplo, ganhou proteção contra aves.

Com a reabertura do Terminal Rodoviário, poderão retorar os serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

Como são empresas particulares, informações sobre os horários dos ônibus devem ser obtidas diretamente nos guichês existentes no terminal.

“Obrigado deputado Roquinho. Com essa obra podemos oferecer mais conforto aos que frequentam o terminal. Não é apenas um aeroporto que movimenta e ajuda com o progresso de uma cidade. Toda rodoviária tem sua importância para o município”, completou o prefeito de Birigui.

Também voltou a funcionar em Birigui o transporte coletivo urbano. Vale lembrar que para utilizar o serviço é necessário usar máscara de proteção facial.

PIONEIRO - Pedro Sanchez Y Sanchez nasceu na Espanha, em 1896. Mudou-se para Birigui em 1918, instalando-se no Goulart. Pedro conquistou cidadania brasileira em 1944.

Pedro Sanchez Y Sanchez foi o responsável pela instalação do primeiro serviço de táxi em Birigui. Na sequência, montou uma frota e passou a oferecer serviços de correio. Também foi o pioneiro no transporte de pessoas de Birigui para cidades vizinhas, instalando uma empresa de ônibus para esse serviço. Chegou a implantar linhas de transporte no litoral paulista, sendo, também, o pioneiro na implantação de uma frota aérea em Birigui.

Na década de 40 Pedro Sanchez Y Sanchez foi nomeado prefeito de Birigui pelo governador do Estado de São Paulo, Adhemar Pereiera de Barros. Já em 1973 recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Biriguiense.

PREFEITURA DE BIRIGUI