06/08/2020
LUIZ SALMERON LOPES: UBS 5 já está atendendo em novo endereço no bairro Santo Antônio

Moradores de Birigui que são atendidos na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, a UBS 5 “Luiz Salmeron Lopes”, já estão usufruindo do novo prédio construído pela Prefeitura de Birigui.

A unidade foi entregue nesta quarta-feira (5), às 18h, pela Secretaria Municipal de Saúde. Participaram do ato o prefeito Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, e vários secretários. Eles fizeram a última vistoria no prédio.

O atendimento aos pacientes no novo endereço teve início nesta quinta-feira, 6 de agosto. A UBS 5 do bairro Santo Antônio deixou a Travessa Itororó, 210, e passou a atender na rua General Osório, 401, esquina com a rua Campos Sales.

“Com esse novo prédio deixamos de pagar aluguel, o que irá gerar economia aos cofres públicos. A nova UBS do bairro Santo Antônio é um moderno espaço de saúde que irá oferecer conforto e qualidade aos moradores”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

Os telefones da UBS 5 também mudaram. Os novos são: (18) 3638-4328 e 3638-4329.

No ato de entrega do prédio, o prefeito agradeceu o Rotary Club e a ITB Equipamentos Elétricos, parceiros da administração na construção e aquisição de equipamentos de saúde da unidade.

LUIZ OVEIRO

A UBS do bairro Patrimônio Santo Antônio leva o nome do senhor Luiz Salmeron Lopes, o conhecido Luiz Oveiro, avô do prefeito Cristiano Salmeirão.

Sua família mudou-se da Espanha para o Brasil e Luiz Salmeron Lopes nasceu em Jaú, no dia 6 de agosto de 1908. Sua chegada em Birigui ocorreu em 1945, radicando-se na Avenida Governador Pedro de Toledo.

Apesar do tempo de residência na avenida, anos depois se mudou para o bairro Patrimônio Silvares, sendo um dos primeiros moradores do bairro, onde, mais tarde e com mais moradores, era bastante querido pela comunidade.

Casado com Encarnação Lopes Fernandes, teve quatro filhos: Aparecida Salmeron Baggio; Maria de Lourdes Alves; Leonilda Salmeron Mattos e Valdemar Salmeirão (pai do prefeito Cristiano Salmeirão).

Apesar de família humilde, o senhor Luiz Oveiro gostava de auxiliar as pessoas que mais necessitavam, passando a atuar como autônomo, sendo bastante conhecido em Birigui, principalmente por realizar vendas de ovos nos bairros rurais.

Foi um colaborador constante da comunidade da igreja do bairro rural de Duas Barras, sendo um de seus fundadores e colaborador da comunidade durante sua vida em Birigui.

Seu Luiz Oveiro faleceu em 3 de setembro de 1986, aos 79 anos. Nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, ele faria 112 anos. Sepultado no cemitério da Consolação, deixou entristecido não apenas seus familiares, mas um vasto círculo de amigos que fez em Birigui.

“Meu avô foi um trabalhador humilde e dedicado. Era um excelente vendedor, que ficava amigo de seus clientes. Ele valorizava a família e a honestidade das pessoas. É uma enorme alegria ver seu nome homenageado na UBS do Santo Antônio, bairro onde viveu e foi muito feliz”, falou seu neto, prefeito Cristiano Salmeirão.

PREFEITURA DE BIRIGUI