07/08/2020
Centro de Referência e Integração Social [CRIS] já está em funcionamento no bairro Ivoninha

A Prefeitura de Birigui entregou nesta quinta-feira, 6 de agosto, seu primeiro Centro de Referência de Integração Social [CRIS I], novo espaço para atividades esportivas e recreativas da Secretaria Municipal de Esportes.

Denominado “Sylvio Gajardoni”, o CRIS I fica na avenida José Ravagnani, 79, esquina com a avenida Achelino Moimáz, na divisa dos bairros Ivone Alves Palma (Ivoninha) e Thereza Maria Barbieri.

“A meta da administração é construir outras unidades do CRIS em diferentes bairros de Birigui, aumentando o acesso das pessoas às atividades gratuitas da Secretaria Municipal de Esportes”, disse o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

O CRIS I vai funcionar todos os dias da semana. De segunda-feira a sábado ficará aberto das 8h às 18h. Já aos domingos funcionarão a academia e o playground, que também atenderão das 8h às 18h.

ATO SEM AGLOMERAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira (6) o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Esportes, Ivan Ribeiro, fizeram a última vistoria no prédio. Também estiveram presentes o secretário de Obras, Saulo Giampietro, e o secretário adjunto de Esportes, Branquinho Estábile.

Fazendo revezamento para evitar aglomerações, servidores que irão trabalhar no local conheceram a estrutura do prédio, que conta com quadra de basquete 3, quadra de vôlei de areia, sala multiuso para aulas de dança/artes marciais, playground, espaço gramado para lazer e academia ao ar livre.

O investimento foi de R$ 278 mil, sendo R$ 243 fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Baleia Rossi. Com contrapartida do governo municipal, o CRIS I foi construído em uma área de 2.155 metros quadrados.

Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, o CRIS é mais uma oportunidade que a administração oferece para crianças, jovens, adultos e o público da melhor idade participarem de atividades esportivas, recreativas e sociais.

“O CRIS é um novo e moderno complexo esportivo/lazer para variadas atividades. Que a população faça bom uso deste Centro”, comentou o prefeito.

CRIS “SYLVIO GAJARDONI”

Sylvio Gajardoni nasceu em São José do Rio Pardo, em 1893. Sua família mudou para Birigui em 1913, passando a residir no bairro Patrimônio Santo Antônio.

Casado com Ariela Affini, tiveram o primeiro filho, Antenor, primeira criança a nascer em Birigui. Como o município não tinha cartório, a criança foi registrada em Penápolis.

O casal teve, ainda, dez filhos e adotou outros dois. Sylvio e Ariela eram conhecidos por valorizar a família e sempre ajudavam o próximo.

Sylvio foi lavrador, tropeiro, meeiro, caixa de loja de tecidos e Subdelegado de Polícia em Birigui, quando não havia delegados designados para a cidade.

Adquiriu conhecimentos da medicina após residir com um médico em Cravinhos, que lhe ensinou a preparar vários remédios, todos manipulados na época.

Como gostava de ajudar o próximo, passou a ler livros de medicina e colaborar com muitas pessoas que não tinham assistência médica.

Sylvio sempre é lembrado como um ser humano nobre, de alma generosa, que ajudou muitas pessoas de Birigui.

A denominação do CRIS I com seu nome é uma homenagem do prefeito Cristiano Salmeirão, por meio da lei municipal número 6.754, de 16 de agosto de 2020.

NETO – Representando a família Gajardoni, o neto do homenageado, Marquinho Gajardoni, participou do ato de entrega do CRIS I.

Convidado pelo prefeito, Marquinho fez o descerramento da fita inaugural do prédio. Marquinho também foi o primeiro a fazer uma cesta na quadra de basquete 3 do local.

PREFEITURA DE BIRIGUI