24/08/2020
Birigui registra saldo positivo de empregos pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a cidade de Birigui apresentou saldo positivo no mercado de trabalho. As informações foram levantadas pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) da Prefeitura de Birigui, tendo como fonte o Ministério da Economia.

Em junho, o saldo de empregos de Birigui ficou positivo em 16 postos de trabalho. Em julho, o superávit na empregabilidade aumentou para 338 empregos, crescimento de 2.012%. No mês de julho foram 958 contratações e 620 demissões.

Todos os grandes setores produtivos (agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços) apresentaram saldo positivo no período, com destaque para o setor de serviço, cujo saldo agregou 225 novos empregos na economia biriguiense.

Na sequência aparece o setor de comércio, com saldo superavitário de 35 empregos. Os setores de indústria (24 empregos), construção (16 empregos) e agropecuária (8 empregos) aparecem em seguida.

Os resultados de julho e o crescimento observado em comparação ao mês anterior são animadores e evidenciam o trabalho de articulação desenvolvido pela administração municipal em implementar uma estratégia contra cíclica de desenvolvimento local, através da articulação das instituições que formam o ecossistema empreendedor que visa a retomada gradual das atividades produtivas na cidade.

Destaca-se, ainda, a força da economia de Birigui, sua diversificação, a resistência a choques exógenos e a capacidade adaptativa dos trabalhadores locais.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Arte e texto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico