28/08/2020
Desde janeiro de 2020 Birigui conta com um PIT [Posto de Informações Turísticas]

Birigui conta, desde o início do ano, com o PIT [Posto de Informações Turísticas]. Pode ser novidade para alguns, mas, nos últimos anos trabalhamos fortemente para nos destacar neste segmento que surge para fomentar a economia local.

É considerado Turismo, de acordo com a OMT [Organização Mundial do Turismo], todas as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.

O Turismo está hoje no auge de seu reconhecimento, visto ser amplamente estudado e efetivado como recurso essencial ao desenvolvimento econômico, com reflexos sociais altamente positivos para a comunidade.

Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda.  A partir da oferta, a segmentação define tipos de turismo, como por exemplo, quem procura viajar para Brotas, busca o turismo de aventuras, ou quem vai para Aparecida do Norte, faz turismo religioso, e assim por diante.

Atrativos Turísticos de Birigui

Birigui faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro e está inserido na Região Turística Tietê Vivo e Circuito Turístico Rotas do Sol.

Com uma produção de 42 milhões de pares de calçados em 2019, o que representa 52% da produção nacional, a cidade é consolidada como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, o que comprova a vocação turística para o setor de Negócios e Compras. Este histórico é validado por observação e pesquisa de demanda turística; dados que constam no Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (http://adcomweb.com.br/pdt_birigui/pdt_08052018.pdf).

Anualmente, a cidade recebe milhares de turistas, que visitam o município para realizarem compras nas diversas lojas de fábricas sediadas na cidade. Além de sua natural e destacada vocação para calçado, a economia surpreende com o sucesso de empresas de outros setores, como, por exemplo, o da aviação, que conta com fábrica de peças, oficinas e laboratório de teste; uma das maiores fábricas de transformadores do país; indústrias moveleiras, metalúrgicas, embalagens, editoras, aquecedores solares e forte comércio atacadista e varejista.

Outro importante atrativo é a realização de grandes eventos, como o Natal Iluminado, realizado ininterruptamente há 13 anos, FLIBI – Festival Literário de Birigui, Festa das Nações, Pérola Rock, Juninão, Festa da Agricultura, Exposição de Carros Antigos - Antigomobilismo, bem como a permanente programação cultural e esportiva realizadas pelo SESC e SESI.

Contamos, também, com o maior e mais equipado Kartódromo da América Latina, o Speed Park, onde serão realizados os Campeonatos Paulista, Brasileiro e Mundial de Kart.

Todo este cenário proporciona incremento econômico nas áreas de suporte, como hotéis, restaurantes, empresas de transportes, postos de combustíveis, etc.

A importância da informação no turismo

Para entender a importância da informação no turismo, é necessário analisar o conceito-chave nos estudos sobre o Turismo: o produto turístico. Este pode ser considerado como o conjunto de bens e serviços consumido pelos visitantes em um determinado destino, e que pode interferir na motivação do viajante.

As funções do PIT são de fornecer informações turísticas; prestar serviços de agências de viagens, como reserva de serviços em estabelecimentos turísticos - meios de hospedagem, traslados, serviços de guias de turismo, reservas em shows e outros eventos, dicas de atrativos turísticos; disponibilizar banheiros; disponibilizar serviços de alimentação em restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência, entre outros. Portanto, auxilia tanto os turistas como os moradores em relação ao turismo local e regional.

É importante ressaltar que o local também é responsável pelos dados estatísticos da atividade turística, e auxilia na sistematização e adequação das informações para embasar estratégias e ações públicas e privadas para o setor.

A gestão da informação é fundamental no processo do desenvolvimento turístico de uma cidade, portanto, prestar um serviço de excelência é a nossa missão.

Saiba mais sobre o turismo e os atrativos de Birigui, navegando pelo site oficial:

www.turismobirigui.com.br

PREFEITURA DE BIRIGUI