01/09/2020
Revelado na escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui, atacante Renan vai jogar na Inglaterra

Renan de Paula Ribeiro tem 29 anos e atualmente é um atleta profissional de vôlei. Nascido em Birigui, jogou em várias equipes pelo mundo, atuando em seis países diferentes.

Sua bela trajetória na modalidade teve início em 2005, quando começou a fazer aulas na escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui, sendo orientado pelo técnico Gilmar Ferreira Cardoso, servidor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Nesta terça-feira, 1º de setembro de 2020, Renan inicia uma nova fase em sua carreira. O atleta embarca para Londres, na Inglaterra, onde irá jogar pelo IBB Polonia London.

“Apesar de jogar em outros países, foram competições nacionais, como o Campeonato Português, ou o Campeonato da República Tcheca. Agora tenho a oportunidade de disputar uma Champions League pelo IBB Polonia London”, disse o jogador ao jornalista Tiago Lotto, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui.

Atacante de composição, Renan lembra que estava brincando na rua quando foi abordado pelo técnico Gilmar.

“Eu estava brincando de pular e alcançar o toldo de uma loja. O técnico Gilmar viu e me convidou para treinar vôlei, falando que eu tinha uma boa impulsão. Fui para o Ginásio de Birigui e de lá pude jogar vôlei em vários países”, lembrou o atleta.

Jundiaí, São José dos Campos e Rio Claro foram times do interior que Renan defendeu ainda como juvenil. No Volta Redonda (RJ) começou a atuar no time adulto profissional.

Do Rio de Janeiro foi para Marrocos, depois República Tcheca, Portugal, Arábia Saudita e Jordânia. A família de seu pai, que faleceu em 2008, reside em Americana. A mãe e a família da mãe em Birigui.

“Eu estava focado em aceitar o convite de algum time do Brasil que me oferecesse uma bolsa para cursar uma faculdade. Durante essa pandemia da covid-19, usei a quarentena para treinar e manter a forma. O vôlei internacional me abraçou novamente e agora vou disputar minha primeira Champions League”, comemorou o biriguiense, que disputou sua última competição na Jordânia.

A Champions League é uma das principais competições de vôlei do mundo. É a competição mais forte da Europa, onde estão os melhores jogadores do mundo.

GRATIDÃO e RESPEITO

Sobre seu primeiro técnico, Renan mostrou humildade, gratidão e respeito ao professor Gilmar, da escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui.

“Foi um convite do técnico Gilmar que me deu a oportunidade de ter uma qualidade de vida, de ser uma pessoa melhor, criar responsabilidade logo cedo, saber ganhar e perder e, sobretudo, liderar. Eu tenho um respeito e uma admiração muito grande por esse esporte e pelo professor Gilmar, que teve, desde o início, muita paciência e nunca deixou de me incentivar”, frisou o atleta profissional.

Segundo Renan, o esporte muda vidas e o vôlei mudou a sua.

Penso ser muito importante que o trabalho dos professores de vôlei, como o feito pelo Gilmar, em Birigui, seja valorizado, seja reconhecido, pois tem muito mais do que voleibol, tem amor”, completou o jogador do IBB Polonia London.

O técnico Gilmar disse que Renan colheu os bons frutos aquilo que plantou no início dos treinamentos em Birigui.

“Ele sempre foi um garoto dedicado, com muita força de vontade. Ele está onde merece estar. Sempre se superou nos treinos e logo foi chamado para deixar Birigui e brilhar no vôlei. Desejo muito sucesso a ele na Inglaterra”, comentou o técnico das equipes da escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto

Fotos: arquivo particular do atleta