| 
						                        	
                                                 
	O CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) da Secretaria de Saúde de Birigui faz um importante alerta aos moradores: cuidado com os escorpiões e não jogar veneno no quintal ou na rede de esgoto caso encontre o animal. 
	Segundo o setor, em 2020 (até o dia 9 de novembro) foram registrados 880 aparecimentos de escorpiões, sendo 552 acidentes. Não houve óbito pela picada do animal. Os dados são da Sucen (Sistema Escorpio) e da Vigilância Epidemiológica de Birigui. 
	Em cerca de 90% dos casos de aparecimento de escorpiões, eles saíram da rede de esgoto através de ralos, pias de cozinha, banheiros, tanques entre outros locais com acesso direto a rede. 
	Estes animais peçonhentos alimentam-se de grilos, baratas, aranhas, cupins e até mesmo de escorpiões menores. Se alojam em restos de entulhos de construção, materiais como madeiras, telhas, tijolos, blocos e em meio a folhas secas caídas. 
	AUMENTO 
	Um dos motivos do aumento de acidentes e surgimento de escorpiões é a utilização indevida de venenos e inseticidas por parte da população. 
	O veneno não mata o escorpião se não for aplicado diretamente nele, apenas desaloja o animal das redes de esgoto e pluviais para a vizinhança onde os mesmos saem para fugir da ação química provocada pelos venenos e inseticidas. 
	Para diminuir o risco de encontrarmos ou sofrer acidentes com o escorpião, elimine materiais que sirvam de alojamento e que possam atrair o alimento dele. 
	Evite deixar roupas no chão, verifique sapatos antes de vestir, deixe os móveis afastados pelo menos 10 cm das paredes, mantenha o lixo sempre fechado para evitar o aparecimento de insetos que atraem o animal peçonhento. 
	Sempre que a população encontrar um escorpião deve procurar pessoalmente o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) ou ligar 3643-6274, realizando uma notificação. O CCVZ fica na Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, no Centro (antigo pronto-socorro municipal). 
	Após procurar o CCVZ ou ligar, o setor encaminhará a equipe de campo para realizar uma pesquisa no local. Através da notificação do morador o setor consegue monitorar as áreas com maiores índices de aparecimento de escorpião. 
	Em caso de acidente, procurar imediatamente atendimento médico (se possível levar o animal em um frasco ou vidro). Em Birigui, a orientação é procurar o Pronto-Socorro Municipal. 
	  
	PREFEITURA DE BIRIGUI 
	Secretaria de Saúde 
	Assessoria de Imprensa, Tiago Lotto 
	  
	  
	  
                     |