08/12/2020
Birigui completa 109 anos e é destaque no “Ranking de Competitividade” do CLP

Birigui foi destaque regional na 1ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, feito pelo CLP (Centro de Liderança Pública), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentas os problemas mais urgentes do Brasil.

Nesta terça-feira, 8 de dezembro, Birigui completa 109 anos. Em função da pandemia do novo coronavírus, o desfile de aniversário foi cancelado e eventos que possam gerar aglomeração não foram agendados, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde.

Para o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o resultado do estudo feito pelo CLP pode ser comemorado como um presente para o município, já que os números apontam a cidade na frente de grandes centros, como Ribeirão Preto, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente.

ÓTIMA COLOCAÇÃO

Em recente publicação no site do CLP, o município de Birigui aparece na 20ª colocação entre 183 cidades da região sudeste do Brasil. Já no ranking dos municípios do Estado de São Paulo, Birigui aparece na 18ª colocação.

O levantamento apresenta a realidade socioeconômica das 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O estudo, feito em parceria com a Gove e Sebrae, teve como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

“O ranking é muito detalhado e importante. Ele é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões (Instituições, Sociedade e Economia). Ele é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil”, disse o secretário municipal de Governo de Birigui, Carlos Farias.

De acordo com o prefeito de Birigui, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma poderosa ferramenta para indicar as ações dos governos municipais.

“Ele oferece diagnósticos e direcionamentos que auxiliam os gestores”, comentou o chefe do Executivo.

Segundo Salmeirão, a colocação de Birigui mostra que a atual gestão fez um bom trabalho frente ao governo municipal.

“A Prefeitura de Birigui é uma máquina pública, pois é composta por um corpo de servidores qualificados capaz de identificar oportunidades e resolver problemas”, completou o prefeito de Birigui.

Na foto acima, o secretário de Obras de Birigui (esquerda), Saulo Giampietro, e o prefeito Cristiano Salmeirão, analisando o crescimento da cidade em mapa fixado na sala de reunião do Paço Municipal.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa / Tiago Lotto