17/12/2020
Prefeitura realizou ato respeitando os decretos coronavírus e entregou a Praça dos 17 ODS

Após passar por reforma, a praça Vergínia Rodrigues Archilla Galdeano foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, quando o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fizeram um ato seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Além de inaugurar a praça, os representantes da CNM, Maurício Zani e Marcelo Barbieri, participaram de um seminário realizado em Birigui, denominado “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas”.

Agora, a praça também passou a ser chamada de PRAÇA DOS 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Isso porque o local ganhou totens com luminárias e painéis com os 17 ODS da Organização das Nações Unidas, o chamado Pacto Global da ONU.

Várias empresas parceiras da Prefeitura de Birigui poiaram e adotaram os totens. Além das autoridades, representantes das empresas estiveram presentes no ato, todos usando máscaras e mantendo distanciamento.

Acompanharam o prefeito os secretários municipais Saulo Giampietro (Obras), Rafael Polizel (Serviços Públicos), Melissa Puertas Sampaio (Mobilidade Urbana), Nelson Giardino (Desenvolvimento Econômico), Paulo Bernardes (Cultura e Turismo) e Genilson Martins (Administração).

O advogado, consultor em Direito e Gestão Público e integrante do movimento internacional Advogados Sem Fronteiras, Tadeu Saravalli, também prestigiou o ato da administração. Quando secretário de Gabinete da Prefeitura de Birigui, Tadeu fez parte do projeto para revitalizar a praça.

A Praça dos 17 ODS fica na esquina da rua Nove de Julho com a avenida João Cernach. A administração investiu R$ 225 mil para melhorar a praça. A revitalização foi possível em função de um convênio entre a Prefeitura de Birigui e a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

O local recebeu novos postes de iluminação com lâmpadas LED, espaço para caminhadas, área apropriada para cães e gatos, playgroud infantil, gramado e novo paisagismo.

O espaço conta com academia ao ar livre para cadeirantes e playgroud para cadeirantes, oferecendo acessibilidade aos que possuem limitação física.

Segundo o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a praça Vergínia Archila Galdeano passará a ser uma praça bastante movimentada, já que contará com vários atrativos, entre eles um espaço pet apropriado para cães e gatos. O espaço para caminhada conta com piso apropriado, com 486 metros.

17 OBJETIVOS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da ONU à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

O trabalho visa produzir um conjunto de objetivos que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta.

A Prefeitura de Birigui passou a ser signatária do Pacto Global da ONU em maio de 2016. Sabendo da importância do Pacto Global, o prefeito Cristiano Salmeirão deu continuidade aos trabalhos e criou o Comissão Executiva dos 17 ODS, que dá sequência no desenvolvimento de ações que coloquem em prática os ODS.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva dos 17 ODS da ONU, Eliel Robson, nesta fase de conclusão da obra várias empresas e parceiros destacaram a importância do Pacto Global da ONU e adotaram totens da praça.

Conheça, abaixo, empresas e parceiros que adotaram em 2020 os totens na praça Vergínia R. Archila Galdeano:

Sameca, Espaço Amadeu, Toledo Metais, Farmácia Futura, Plugt, Metalúrgica Alpha, Daiane Brindes e Etiquetas, Sollis, Ótica Vendrame, OGB Metalúrgica Birigui, Moretti Usinagem, Pampili, Tecnopizza, Pé com Pé, HP Elétrica, Metal Meta, ITB Equipamentos Elétricos, AW centro cultural e SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto