26/01/2021
Depois de três décadas, Casa de Cultura Cristina Calixto voltará a ser sede oficial da Secultur

Voltar para casa é sempre bom, não é? Depois de 31 anos é o que está acontecendo com a  Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui. A pasta está saindo do prédio da Estação das Artes Giovani Machado e retornando para a Casa de Cultura Cristina Calixto”, na rua Siqueira Campos, 362, no Centro da cidade.

A previsão é de que até o fim deste mês a mudança já esteja concluída. No novo endereço vai funcionar o setor administrativo da secretaria, o CAM (Centro de Atividades Musicais) e a sede da Corporação Maestro Antônio Passarelli. No local serão realizados diversos cursos e oficinas culturais, como artesanato, música e artes plásticas.

Até o ano passado, a Casa de Cultura abrigava a sede da Secretaria Municipal de Educação, que se mudou para o bairro Jardim Morumbi. "É uma alegria voltar para casa. Em breve, nosso lar estará de portas abertas novamente para toda a população”, comemorou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.

HISTÓRIA

Antes de se tornar a Casa de Cultura, em 1989 na administração do prefeito Pedro Marin Berbel, o prédio abrigava o antigo Fórum da Comarca de Birigui. O local foi cedido ao município pelo Poder Judiciário após a mudança do fórum para o bairro Parque São Vicente.

O nome dado à Casa de Cultura é uma homenagem à artista plástica biriguiense Cristina Calixto, falecida um ano antes. A ideia de homenagear a artista foi da então secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré, que neste governo reassumiu à pasta e recuperou este importante espaço para cultura local.

Desde a sua fundação, a Casa de Cultura sempre ofereceu diversos cursos gratuitos de arte e cultura. Nos primeiros anos, a Casa de Cultura também abrigava a Biblioteca Municipal, além de arquivos de jornais e revistas. Com a mudança, o prédio voltará a cumprir o seu objetivo de garantir o acesso à vida cultural para toda a população.