04/02/2021
Secretaria de Cultura e Turismo inicia projeto de valorização do patrimônio histórico de Birigui

A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) iniciou o processo de inventariar, digitalizar e divulgar o acervo do Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro”. Em etapa futura, todo o material catalogado será disponibilizado para o acesso livre da comunidade.

Nesta quarta-feira (3), aconteceu o primeiro encontro do Grupo de Trabalho coordenado pela secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré e formado pelos servidores Lela Cavalari, Marina Uemura, Mauro Careta, Paulo Bernardes e Tausia Rodrigues.

A equipe contará com a consultoria voluntária de Sergio Godinho, criador do projeto Historiografia de Birigui, que possui mais de 17 mil seguidores nas redes sociais e de reconhecido trabalho realizado em prol da memória de nossa cidade.

PRESERVAÇÃO

Na reunião, foi iniciada a estruturação do plano de ação em que será pautado o trabalho contínuo de preservação do patrimônio histórico. De acordo com Maria Eliza, Birigui é a cidade do interior paulista que possui um dos mais importantes acervos históricos que abriga documentos no noroeste paulista.

“Faremos um inventário detalhado e classificaremos o material do acervo, para que, posteriormente, tenhamos a condição de o colocarmos à disposição de toda a nossa região. Este é o compromisso firmado com os valores da nossa história”, comentou a secretária.

Com um vasto acervo, o Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro” conta com registros de óbitos, registros de estrangeiros (principalmente da década de 40), fotografias, jornais, revistas e demais recortes que formam a chamada hemeroteca.

Atualmente, o museu funciona em um espaço interno na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha”. A visitação está suspensa por questões da pandemia, contudo, em casos especiais de pesquisa, é possível fazer um requerimento de acesso à Secultur, através do email cultura@birigui.sp.gov.br.