11/02/2021
Escolas da Prefeitura estão sendo preparadas para retorno das aulas presenciais no dia 8 de março

As escolas e creches da rede municipal de ensino de Birigui estão sendo preparadas para o retorno das aulas presenciais. As atividades estão previstas para retornar no dia 8 de março, inicialmente com 35% de alunos em sala de aula, conforme determina a portaria SME 24/2020, que dispõe sobre a retomada das aulas presenciais.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a volta será no formato híbrido, ou seja, com aulas presenciais e atividades remotas. Até lá, os pais deverão continuar retirando as atividades impressas nas escolas para as crianças realizarem em casa, de acordo com as datas estabelecidas pelas equipes gestoras de cada unidade escolar.

Conforme a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, a volta às aulas presenciais respeitará todos os protocolos sanitários de segurança contra a covid-19. “O retorno será feito com muita responsabilidade. Entretanto, a volta das crianças não é obrigatória neste momento, cabendo aos pais ou responsáveis optarem em levar ou não os seus filhos à escola”, explicou.

PROTOCOLOS

Marcações de solo estão sendo feitas nas escolas para organizar o distanciamento, inclusive entre as carteiras. Também estão sendo concluídas as adequações nos bebedouros de água e colocação de cartazes informativos. A Vigilância Sanitária já está vistoriando as unidades para verificar se as adequações seguem os protocolos básicos de biossegurança.

Segundo a secretária, as escolas já possuem alguns itens de proteção individual e materiais de higiene, como máscaras para reposição, face shields (para professores e equipe de apoio), álcool em gel 70%, termômetros, luvas, totens para álcool em gel e sabonete líquido, comprados com verba emergencial enviada pelo governo federal. Mais materiais ainda serão adquiridos.

“Todo o planejamento foi criteriosamente estudado pela Supervisão de Ensino, com base no Plano São Paulo e outras normativas, para dar segurança aos nossos alunos, familiares, professores, funcionários e equipe gestora. Uso de máscara, distanciamento social, lavagem frequente das mãos ou uso de álcool em gel serão obrigatórios. Estamos nos preparando para receber os alunos e servidores”, ressaltou Iládia.