17/02/2021
Secretaria de Educação prepara novas convocações de professores efetivos e temporários

Dando continuidade ao planejamento de retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Educação vem mobilizando toda a equipe e demais setores da administração municipal para garantir que as unidades escolares possam receber os alunos cujas famílias optaram pelo retorno.

Uma atualização do número de alunos que retornarão ao ensino presencial nos CEIs (Centros de Educação Infantil) está sendo realizada para a convocação de educadores de creche aprovados no concurso público 01/2019 e para eventual contratação de docentes ACTs (admitidos em caráter temporário) do processo seletivo 04/2019.

A secretária municipal de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, classificou o momento como de intenso trabalho. Segundo ela, uma nova atribuição para os ACTs deve ser agendada para o dia 3 de março, bastando apenas que os dados atualizados das escolas municipais e EMEI sejam tabulados pela equipe técnica da secretaria.

“Com a atualização dos dados teremos, de fato, um panorama mais claro quanto à possibilidade de convocar os educadores de creche do concurso. Sabemos da ansiedade pela qual os aprovados estão passando, mas temos que concluir o levantamento da real necessidade de cada unidade, a fim de justificarmos nossas ações perante os órgãos de fiscalização”, justificou.

Iládia lembrou que, em relação aos gestores aprovados no concurso, já foram convocados seis diretores de escola, quatro diretores de CEI e sete orientadores pedagógicos de CEI. Nove professores de educação infantil, 75 professores I e um professor de educação especial também foram nomeados e participarão da escolha das salas de aula no dia 25 deste mês.

SERVIÇOS

Várias unidades escolares continuam recebendo serviços de limpeza e reparos na infraestrutura, tudo para que os ambientes estejam limpos e organizados para recepcionar alunos e funcionários. A Equipe de Vigilância Sanitária também continua realizando vistorias a fim de avaliar os protocolos sanitários e emitir autorização de funcionamento presencial das escolas.

Em outra frente, todas as escolas da rede municipal de ensino estão realizando a partir desta quarta-feira (17) até a próxima sexta-feira (19) o Planejamento Pedagógico, no intuito de rever conteúdos e estratégias de ensino para este ano letivo.

Como parte das principais medidas administrativas relativas à adequação do quadro funcional das escolas, a Secretaria Municipal de Educação solicitou ao prefeito Leandro Maffeis autorização para publicação, ainda nesta semana, de edital de processo seletivo emergencial para a contratação de auxiliares de serviços gerais.