Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município receberão o piso nacional da categoria. O reajuste foi garantido pelo prefeito Leandro Maffeis em reunião realizada na tarde desta terça-feira (23) com o presidente do Sisep (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Birigui e Região), Gilson Paulino da Silva.
Desta forma, o salário dos agentes passará de R$ 1.400 para R$ 1.550, conforme lei federal 13.708/2018, que estabeleceu a quantia a partir de 1º de janeiro deste ano. Portanto, no próximo mês os agentes de saúde e de combate às endemias receberão o salário atualizado, além da diferença salarial retroativa a janeiro.
Conforme o prefeito, é mais um compromisso que está sendo cumprido. “Fizemos um compromisso com todos os agentes de saúde e de combate às endemias que pagaríamos o piso nacional e estamos cumprindo nosso papel. Também estamos atendendo um pedido feito logo no início da nossa gestão pelo Sisep”, explicou.
Para Maffeis, os agentes possuem uma missão de fundamental importância, uma vez que visitam as residências promovendo trabalho de prevenção e promoção da saúde. “Os agentes são profissionais que estão diariamente junto à população levando informações, atuando na prevenção de endemias e garantindo o acesso à saúde. Por isso, todos merecerem ser valorizados”, concluiu.
|