04/03/2021
Prefeitura de Birigui decide manter restrições da fase vermelha impostas pelo governo do Estado

Na manhã desta quinta-feira (4/3), o prefeito Leandro Maffeis esteve reunido com membros do Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 para tratar sobre a situação da pandemia na cidade.

Também participaram do encontro as secretárias de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, e de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, o secretário de Governo, Paulo Henrique Marques, e o chefe de Gabinete Alex Brasileiro.

Devido ao momento crítico da doença, com todos os 10 leitos de UTI Covid ocupados até ontem na Santa Casa, foi decidido que o município vai seguir as regras da fase vermelha, que começa a valer a partir deste sábado (6/3) e segue até o próximo dia 19 de março, com toque de recolher das 20h às 5h.

A reunião foi convocada de forma emergencial pelo prefeito logo após o anúncio feito ontem (3/3), pelo governo do Estado, que colocou todas as regiões na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

A fase vermelha só autoriza o funcionamento normal de serviços considerados essenciais como indústrias, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Os setores de comércio e serviços não essenciais, como restaurantes e lanchonetes, só podem atender em sistema drive-thru, com o cliente dentro do veículo, e pedidos por telefone ou internet. É vedado o consumo no local. Academias, salões de beleza, restaurantes, bares, teatros, lojas de rua, concessionárias e escritórios deverão ficar totalmente fechados ao público.

AULAS PRESENCIAIS

A Prefeitura de Birigui adiou por 15 dias a volta às aulas presenciais nas 35 unidades da rede municipal de ensino, em virtude do atual cenário da covid-19. A retomada, em formato híbrido, com revezamento entre aulas presenciais e remotas, estava prevista para a próxima segunda-feira (8/3).

Desta forma, as aulas seguirão de forma remota, como acontece desde o dia 2 de fevereiro. Os pais deverão continuar retirando as atividades impressas nas escolas para os filhos realizarem em casa, de acordo com as datas estabelecidas pelas equipes gestoras de cada unidade escolar.