08/03/2021
Das 14 secretarias municipais, 7 são lideradas por mulheres na gestão do prefeito Leandro Maffeis

Muita coisa mudou desde 1927, quando foi feito o primeiro registro de uma mulher como eleitora no Brasil. Foi o da professora de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Celina Guimarães Viana, que deu o ponto de partida para a conquista de muitos outros direitos constitucionais para o público feminino, como o do voto em definitivo a partir de 1932, garantido pelo Código Eleitoral.

A representatividade das mulheres no cenário político ainda é pequena, mas aos poucos esta realidade vem mudando. Na gestão do prefeito Leandro Maffeis, as mulheres têm papel de liderança. Das 14 secretarias municipais que compõem o governo, metade é comandada por elas, equilibrando o poder de decisão com os homens.

“Nossa gestão é composta por mulheres experientes, técnicas e competentes em suas áreas de atuação. Elas ainda vêm demonstrando uma capacidade de liderança incrível e merecem o nosso respeito. Entendo que as mulheres precisam estar mais presentes no cenário político, seja ocupando postos do primeiro escalão ou como representantes do povo”, comentou o prefeito Leandro Maffeis.

SECRETARIAS

A pasta de Assistência Social é comandada pela primeira-dama do município, a biomédica Silvana Caetano Gomes Leal Milani, que também é a presidente do Fundo Social de Solidariedade. Ela tem o apoio de Jaqueline Moraes Silva Fernandes, como secretária adjunta. Na Saúde, além da secretária Cássia Rita Santana Celestino, tem a adjunta Elaine Aparecida dos Santos Martins.

A dobradinha feminina também ocorre em outras quatro secretarias: a Educação é comandada pela professora Iládia Cristina Marin Amadio e sua adjunta é a Ticiane Paula Paganini dos Santos Eras. A Cultura e Turismo é liderada pela Maria Eliza Castilho Manfré, tendo Teka Betine como secretária adjunta.

A Secretaria de Planejamento e Finanças é liderada pela secretária Antonia Lucilene Ferreiro Jardim e Regina Maria Muchiutti, como secretária adjunta. Na Secretaria de Negócios Jurídicos a dupla feminina é composta pelas advogadas Nair Sabbo (secretária titular) e Viviane Mary Sanches Barbosa (secretária adjunta).

O protagonismo feminino também se destaca nas demais pastas estratégicas da administração municipal: Cassia Aparecida de Paula Marques, no Esportes; Ruth Ferraz, como secretária adjunta de Administração; Victória Zocante dos Anjos, como secretária adjunta de Governo; e Marlene Adriana Zilli Aguilar, que é a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“As secretárias titulares e secretárias adjuntas do nosso governo representam todas as servidoras municipais que fazem parte da administração municipal e que se dedicam diariamente 100% por Birigui, demonstrando empenho, comprometimento e dinamismo em suas áreas de atuação. Parabéns a todas as mulheres”, concluiu o prefeito.