11/03/2021
Educação de Birigui adota sistema home office para evitar contágio da covid-19 na rede de ensino

A Secretaria Municipal de Educação publicou nesta quinta-feira (11/3) em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) do município, uma portaria que dispõe sobre o trabalho em home office e sistema de revezamento entre os servidores das unidades escolares da rede municipal de ensino.

A decisão foi tomada pelo prefeito Leandro Maffeis e a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, com base em orientação da Secretaria de Saúde. Foi considerado o contexto preocupante da ocupação de leitos de UTIs em Birigui e região, e o diagnóstico positivo de covid-19 em servidores da pasta.

Conforme a portaria, a partir desta quinta até o próximo dia 19 de março, estão suspensos os trabalhos presenciais dos professores e das babás nas escolas e creches. Os profissionais permanecerão exercendo suas atividades de casa, no sistema de home office.

REVEZAMENTO

Como as escolas permanecerão abertas para atendimento das demandas, os gestores escolares e os servidores administrativos e apoio escolar (serventes, auxiliares de serviços gerais, orientadores de alunos, secretários, oficiais, escriturários e estagiários) trabalharão em regime de revezamento.

A partir desta sexta-feira (12/3), esses profissionais cumprirão jornada de 4 horas diárias nas unidades escolares e o restante das horas em home office. As escalas de horários serão organizadas pelos diretores. Essa medida também vale até o dia 19 de março.

“Adotamos essa medida urgente para diminuir a aglomeração dos servidores nos espaços escolares. Estamos passando por um momento crítico da pandemia e não podemos colocar a vida das pessoas em risco. Agora é o momento de pensarmos na prevenção”, comentou o prefeito.

REGRAS

Durante o horário de trabalho em casa, todos os servidores ficam obrigados a atender prontamente às solicitações das unidades escolares e Secretaria de Educação, bem como cumprir todos os prazos determinados, sob a pena de ser registrada a falta no período correspondente.

“Durante o período em que os profissionais estiverem trabalhando em casa, eles deverão adotar uma conduta compatível com a moralidade administrativa e com o distanciamento social, abstendo qualquer atividade diferente do cargo ou função”, explicou a secretária de educação.