18/03/2021
Prefeito sanciona lei que integra Birigui ao consórcio para compra de vacinas contra Covid-19

O prefeito Leandro Maffeis sancionou nesta quarta-feira (17/3) a lei 6.971/2021 que autoriza a Prefeitura de Birigui a integrar o consórcio público para aquisição de vacinas contra a covid-19. O projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. A lei foi publicada ontem no DOE (Diário Oficial Eletrônico).

O consórcio é liderado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que dará suporte aos municípios na compra de imunizantes. O objetivo é facilitar também a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos que sejam necessários aos serviços públicos de saúde. Mais de 2 mil municípios, sendo 25 capitais, manifestaram interesse em participar do consórcio.

“A imunização em massa da população é de extrema urgência, não só para frear o avanço da doença e evitar mortes, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social. A vacina contra a covid-19 representa esperança em meio a toda essa crise sanitária que vivemos”, afirmou Maffeis.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Para o prefeito, a possibilidade de compra da vacina pelo consórcio será fundamental para agilizar o processo de vacinação. “Enquanto isso não ocorre, toda a população precisa colaborar e seguir as medidas preventivas. Usar máscara facial, álcool em gel e evitar aglomerações. Faremos todo o esforço para que os biriguienses sejam imunizados”, completou.

Todas as cidades que manifestaram interesse necessitam de lei aprovada pelas Câmaras Municipais para que possam participar da assembleia geral de instalação do consórcio, que ocorrerá no dia 22 de março. Os recursos para a compra de vacinas poderão vir de três fontes: por meio dos municípios consorciados, repasses federais e de doações nacionais e internacionais.