12/04/2021
União histórica: Iniciativa privada e poder público de Birigui juntos no enfrentamento à covid-19

“A maior união da história de Birigui”. É dessa forma que está sendo definido o movimento “Birigui Pela Vida”, lançado pela iniciativa privada e o poder público com o propósito de reduzir drasticamente os casos graves de covid-19 que levam à internação hospitalar e as mortes provocadas pela doença no município.

O Birigui Pela Vida, formado pela união de pessoas físicas, empresários, entidades sociais e filantrópicas, clubes de serviços, sindicatos, entidades de classe e poder público, visa exclusivamente o enfrentamento da covid-19 e, principalmente, salvar vidas.

O projeto possui três etapas, sendo a primeira o acolhimento, consulta e testagem de todas as pessoas que apresentarem sintomas típicos da covid-19. Nos casos em que houver indicação médica, será fornecido o exame Swab (teste do cotonete), cujo resultado sai em torno de três horas.

Caso o teste seja positivo para covid, inicia-se imediatamente o protocolo da segunda etapa do projeto. O médico prescreverá de forma personalizada o medicamento conforme o quadro de saúde de cada paciente, com recomendação de que seja feito o isolamento social.

Já a terceira etapa será o acompanhamento dos pacientes por uma equipe multidisciplinar. O Birigui Pela Vida, em parceria com a Prefeitura, fará o acompanhamento de todos os atendimentos médicos que serão na UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) da Vila Bandeirantes.

ARRECADAÇÃO

O movimento Birigui Pela Vida fornecerá todos os exames para detecção da covid-19 e os medicamentos recomendados pelo médico de forma gratuita à população. Para isso, necessita de recursos financeiros para compra de exames Swab, medicamentos e insumos.

Por isso, o Birigui Pela Vida lançou a campanha com objetivo inicial de arrecadar R$ 500 mil para cobrir todas as despesas do programa. Somente na primeira reunião para o alinhamento da campanha foram arrecadados R$ 100 mil, o equivalente a 20% do total estimado. Farmácias da cidade também doaram medicamentos e testes de Swab para o projeto.

“A estimativa é diminuir, em pouco tempo, os casos graves de covid-19, que levam à internação no pronto-socorro municipal e na Santa Casa e, mais ainda, as mortes de entes queridos, pais e mães de família, avós, filhos e de todos os que nos são preciosos. Nosso único objetivo é salvar vidas! Porque todas as vidas importam”, afirmam os organizadores do movimento.

SERVIÇO

Todas as doações ao projeto Birigui Pela Vida devem ser feitas para a conta da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) no banco Sicredi: agência 3021, conta-corrente 13879-7, CNPJ 44.434.587/0001-12, ou pelo PIX 18  991476469.

Cada pessoa ou empresa pode doar a quantia que entender suficiente e puder. Os recursos doados serão geridos pela Acib, com o auxílio de diversos colaboradores voluntários, com a obrigação de sistemática prestação de contas de tudo o que for arrecadado e utilizado no enfrentamento do novo coronavírus.