04/05/2021
CREAS promove campanha de conscientização contra o abuso e a exploração infantojuvenil

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Municipal de Assistência Social, realiza neste mês campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da mobilização é conscientizar toda a população biriguiense para a identificação e denúncia dos casos de abuso e exploração de menores para o Disque 100, firmando o compromisso de proteger as crianças e adolescentes do município. Denúncias também podem ser feitas na Polícia Militar, pelo 190, e Polícia Rodoviária Federal, pelo 191.

As ações de orientação, informação e sensibilização serão feitas por meio de folders, cartazes, vídeos, materiais educativos para crianças e adolescentes sobre o tema, divulgações em redes sociais e faixas, que serão colocadas em locais públicos da cidade.

Uma paródia da música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” foi escrita e gravada pelo CREAS, mostrando a relevância do conteúdo da campanha. A partir do dia 10, alguns vídeos serão compartilhados com famílias e serviços da rede socioassistencial.

18 DE MAIO

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18, acontece no mesmo dia em que Araceli Crespo, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada por jovens de classe média alta. O caso ocorreu em 1973, em Vitória (ES).

Por isso, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva todo o Brasil a realizar ações de alerta sobre a necessidade de prevenção da violência sexual. Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9.970.