06/05/2021
Nota pública: Secretaria Municipal de Educação esclarece sobre a Merenda Escolar

Tendo em vista a divulgação de informações imprecisas e inverídicas, nesta semana, a respeito da oferta de merenda escolar nos CEIs, EMEI e EMs, a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece três pontos:

1 – Nenhum (a) CEI, EMEI ou EM ficou sem merenda escolar. O que ocorreu foi um atraso na logística de distribuição do dia 03/05/2021, mas isso não impediu que os alunos se alimentassem. Não obstante, o setor responsável já realizou ajustes e sanou os aspectos detectados;

2 – Em relação à alimentação servida, com a retomada das aulas e atividades presenciais no dia 03 de maio de 2021, a Diretoria de Produção e Distribuição de Alimentação Escolar compôs um cardápio para esta primeira semana, a fim de respeitar os protocolos sanitários aprovados pela Diretoria de Biossegurança da Secretaria de Saúde.

Necessário esclarecer, inclusive, que os protocolos sanitários municipais seguem o Plano São Paulo e orientam, como medida preventiva, a oferta preferencial de alimentação “seca” que independa de manipulação/produção. Dessa forma, as Escolas Municipais – EMEI/EMs serviram na entrada e no intervalo bebida láctea e bolacha/pão, em quantidade suficiente, inclusive se houvesse necessidade de repetição.

Tudo foi feito segundo os quantitativos e referências nutricionais determinados pelo PNAE/FNDE. Já nos Centros de Educação Infantil – CEIs, na entrada foi servido leite com chocolate em pó e no intervalo leite e pão recheado com requeijão. As funcionárias que atuam nas cozinhas dos CEIs sabem perfeitamente que devem sempre acompanhar as oscilações na oferta dos alimentos, comunicando imediatamente a Diretoria de Produção e Distribuição sempre que houver necessidade de reabastecimento.

Com essa medida, tem-se buscado ao longo dos anos assegurar o melhor atendimento alimentar aos alunos. No mais, todas as orientações com relação à alimentação que seria servida nesta primeira semana foram encaminhadas, via e-mail, pelo setor responsável, às unidades escolares.

3 – A merenda escolar na rede municipal de ensino somente é adquirida e distribuída após avaliação de nutricionista do quadro efetivo da Prefeitura. Além disso, há na Diretoria de Produção e Distribuição de Alimentos estoque adequado para a oferta tanto de alimentação “seca” quanto para a produção de refeições.

A este respeito, impende destacar que existe um planejamento para a distribuição de REFEIÇÕES, porém isso dependia de um número estável de alunos frequentando presencialmente as escolas, a fim de se evitar o DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS. Para se ter uma ideia, dos alunos dos Centros de Educação Infantil – CEIs que retornariam presencialmente no dia 03/05/2021, 74,41% não compareceram.

Nas Escolas Municipais – EMEI/EMs, o percentual de ausência chegou a 39,11%. A entrega de REFEIÇÕES, portanto, ocorrerá a partir da próxima semana com a estabilização do número real de alunos que estão frequentando as unidades ao longo desta primeira semana, já que diariamente é feita a coleta de informações. É dever do Poder Público combater o desperdício e prejuízos ao Erário.