07/05/2021
Birigui sedia reunião do Programa Regional do Turismo “Tietê Vivo”, com membros de 14 cidades

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), sediou a 1ª reunião da Região Turística Tietê Vivo de 2021. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 06 de abril, no Kartódromo Speed Park, com a participação de prefeitos, secretários e agentes do setor.

Foram representadas as 14 cidades que fazem parte do circuito: Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Buritama, Lourdes, Piacatu, Braúna, Santópolis do Aguapeí, Monções, Gastão Vidigal, Zacarias, Planalto, Penápolis e Santo Antônio do Aracanguá.

Na pauta, além da eleição dos novos interlocutores regionais, foi discutido o Plano Regional de Turismo, a inserção da região no Top Destinos Turísticos, a definição da agenda 2021/2022 de atividades do grupo, entre outros assuntos de interesse do trade.

Em sua participação, o prefeito Leandro Maffeis reforçou a importância dos agentes enxergarem o potencial da Região Turística Tietê Vivo, e se prepararem para receber os turistas com os pontos mais interessantes existentes em cada município.

“Precisamos nos unir para criarmos roteiros que estimulem as pessoas a conhecerem o que o nosso interior tem de melhor. Os atrativos do Tietê Vivo, com as propriedades rurais, gastronomia, polos de compras e as redes de serviços são os focos para aprimorarmos”, disse Maffeis.

ARTICULAÇÃO REGIONAL

O Programa de Regionalização do Turismo visa segmentar o mapa do turismo brasileiro em um instrumento para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo.

No encontro, foi eleito o Interlocutor Regional, Nelson Eduardo, chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo de Araçatuba, com a suplência de Teka Betine, secretária adjunta da Secultur. O Estado de São Paulo está dividido em 15 macrorregiões e em 34 RT (regiões turísticas), sendo que cada RT possui um conselho regional.

“Esta foi uma rica oportunidade para fortalecermos os vínculos com as cidades que integram a nossa região turística e iniciarmos um plano de cooperação, inclusive para recebermos neste ano as milhares de pessoas que virão prestigiar grandes eventos, como o Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA, previsto para ser realizado em outubro desse ano, no Speed Park”, avaliou Maria Eliza de Castilho Manfré, secretária de Cultura e Turismo de Birigui.