14/05/2021
Secretaria Municipal de Serviços Públicos lava a praça Dr. Gama três vezes por semana

A presença de pássaros migratórios, como as andorinhas, na praça Dr. Gama, tem chamado a atenção da população pela beleza das revoadas. Entretanto, as aves tem provocado muita sujeira, deixando o principal cartão postal da cidade com muito mau cheiro.

Sem uma solução definitiva para o problema, a Secretaria de Serviços Públicos reforçou as medidas de limpeza realizadas desde janeiro e agora tem feito a lavagem da praça três vezes por semana – todas as segundas, quartas e sextas-feiras – para tentar manter o espaço público um pouco mais limpo.

PROTEÇÃO

O secretário de Meio Ambiente, André Branco, disse que não há nada que possa ser feito para resolver a situação da sujeira e mau cheiro provocada pelos pássaros, uma vez que a legislação ambiental determina a proteção e preservação dessas espécies.

Segundo ele, a medida paliativa para amenizar o problema até que as andorinhas migrem para outro local já está sendo tomada pela administração municipal, que é a lavagem da praça. "Não podemos de forma alguma interferir no ciclo ambiental das aves, pois isso é crime", justificou.

"Todos os anos a praça Dr. Gama recebe as andorinhas, pois ali é um local de pouso delas. Os pássaros migram para a região por causa do nosso clima quente, mas não é definitivo. Com a chegada do inverno, elas começam a migrar para outro local, melhorando a situação da praça", completou o secretário.