20/05/2021
SDE apresenta dados econômicos de Birigui para auxiliar Finanças na elaboração do PPA

Uma equipe da Secretaria de Planejamento e Finanças participou nesta quinta-feira (20/05) de uma apresentação sobre a economia de Birigui e as projeções macroeconômicas do Brasil para o período de 2021 a 2025. O objetivo foi coletar dados para o planejamento e elaboração do PPA (Plano Plurianual) do município.

As informações foram repassadas pelo economista e professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, diretor de Trabalho e Renda da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e gestor do projeto Observatório de Inteligência Econômica.

Participaram do encontro a secretária de Planejamento e Finanças, Antonia Lucilene Ferreiro Jardim; a secretária adjunta da pasta, Regina Maria Muchiutti; a secretária adjunta da SDE, Marlene Adriana Zilli Aguilar; além de diretores e servidores das duas secretarias.

DADOS ECONÔMICOS

Durante o evento foram analisados e debatidos diversos indicadores econômicos locais, como o mercado de trabalho; o comércio exterior (exportações e importações); o PIB e PIB per capita; a abertura de empresas; a arrecadação tributária (ICMS); a movimentação bancária, entre outros.

Já as projeções econômicas tiveram com base o Focus – Relatório de Mercado do Banco Central – que traz vários indicadores macroeconômicos destacando-se: o IPCA; o PIB; taxa de câmbio; saldo da balança comercial; produção industrial; investimentos externos diretos; a taxa SELIC; o resultado primário e nominal das contas públicas; e a dívida PIB.

O trabalho articulado entre as Secretarias Municipais é um componente da estratégia de governança da gestão do prefeito Leandro Maffeis para potencializar sinergias e o trabalho integrado entre os setores da administração, visando à modernização administrativa e o alcance de resultados mais efetivos em relação às políticas públicas.

OBSERVATÓRIO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Os relatórios divulgados pela SDE estão disponíveis no site sedecti.org.