10/06/2021
FATEB de Birigui abre inscrições para curso de extensão em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Com o objetivo de ampliar possibilidades de acesso ao conhecimento, a FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O curso terá início no segundo semestre e será mediado pela professora mestra Mariane Della Coletta Saviolli. A participação é aberta tanto para alunos quanto para toda a comunidade interessada.

Ao final, os participantes receberão certificado de curso de extensão em Libras (180 horas), que os habilita a atuarem como intérpretes em diversas circunstâncias. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.fateb.br, até o final do mês de julho. Para alunos e ex-alunos da FATEB, o investimento é de 8 parcelas de R$ 100,00; para a comunidade em geral, 8 parcelas de R$ 120,00.

Segundo a professora Mariane, o aprendizado em Libras é essencial, visto que a linguagem é primordial no convívio da espécie humana, pois, por meio dela, dimensionamos o nosso mundo interior, os valores, as relações sociais e as aspirações por justiça e liberdade. A Língua Brasileira de Sinais é a língua materna dos surdos não oralizados, o que possibilita superar a diferença e o individualismo da vida moderna.

“Ao nos comunicar por meio da Libras com as pessoas surdas, podemos auxiliá-los no processo de emancipação, compartilhamento e transformação da sociedade. No contexto atual, aprender Libras faz com que os profissionais atendam a pessoa com surdez em todo e qualquer setor ou instituição. Além disso, a difusão da Libras em nossa sociedade promove a inclusão da pessoa com surdez, tanto na comunidade como em todas as instâncias”, afirma Mariane.

LEGISLAÇÃO

A professora também comenta o fato de que o domínio da Libras garante diferenciais aos profissionais inseridos no mercado de trabalho. A inclusão de pessoas com surdez está prevista em lei: o decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, visa o acesso à escola dos alunos surdos e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras.

Além da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), tornando obrigatória a inclusão das pessoas com surdez em todo e qualquer espaço público, havendo, portanto, a necessidade do intérprete de Libras ou pessoas que possam se comunicar com fluência em Libras.

E o que os participantes podem esperar do curso de extensão? De acordo com a professora Mariane, o curso de Libras visa formar profissionais aptos a se comunicarem em Libras, atuando como intérpretes nas diversas situações do cotidiano da pessoa surda usuária da língua, com o intuito de que a pessoa surda possa ser atendida e dispor de todo e qualquer serviço como qualquer indivíduo da comunidade, e assim, promover por meio dos diferentes ambientes a acessibilidade ao surdo.

“Além, disso, o profissional terá a oportunidade de compreender a Libras como língua que possui estrutura gramatical própria; analisar as características da cultura surda e os diferentes tipos de educação dos surdos; conhecer as diferentes estratégias de tradução e interpretação em Libras; e saber utilizar as tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como a internet, as redes sociais e suas ferramentas para a acessibilidade do indivíduo surdo, promovendo a inclusão do surdo em toda a sociedade”, explica Mariane.

Oficina on-line

Também no dia 28 de junho, das 18h30 às 20h, a FATEB realiza a oficina on-line “Libras no ambiente escolar”, com mediação da professora Mariane e tradução simultânea em Libras com a pedagoga Milene da Silva Pires (formada em Libras pelo curso de extensão da FATEB). O acesso será por meio do canal da FATEB no Youtube, no link https://youtu.be/sTgLzlgRSko. Haverá certificado de participação para quem acompanhar a oficina até o fim.

Curso de extensão em Libras FATEB

Inscrições: www.fateb.br

Investimento:

Alunos e ex-alunos FATEB: 8 parcelas de R$ 100,00

Comunidade em geral: 8 parcelas de R$ 120,000

Realização: de 07 de agosto a 18 de dezembro de 2021 (180 horas)

Informações: (18) 3649 2200 (telefone e WhatsApp) / fateb@fateb.br