16/06/2021
Pedágio educativo marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira (15/06), a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu um pedágio educativo na praça Dr. Gama e semáforos da região central para chamar a atenção e sensibilizar a população para a causa.

A equipe dos serviços socioassistenciais fez a distribuição de folders e tabloides contendo diversos conteúdos informativos e educativos, como os direitos da pessoa idosa, os tipos de violência, os serviços de apoio oferecidos pelo município, os meios de denúncia, sobre o Estatuto do Idoso.

Participaram da ação o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o Centro Dia do Idoso, o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e a Polícia Municipal.

“Infelizmente, muitos idosos são vítimas de violência, seja ela física, psicológica, abandono, sexual ou patrimonial, praticada muitas vezes por alguém da própria família ou que está muito próximo”, disse a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

Conforme a secretária, o Junho Violeta foi instituído para a reflexão e o combate a violência contra idosos. “Por isso, se for testemunha de violência denuncie, disque 100. Os nossos idosos merecem nosso respeito, amor, cuidado e toda admiração”, completou.

15 DE JUNHO

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência social da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.