29/07/2021
Secretaria de Saúde oferece neste sábado (31) testes de hepatite C no bairro Portal da Pérola 2

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, estará neste sábado (31/07) na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Portal da Pérola 2 (rua Ernesto Bispo da Silva, 522) realizando testes rápidos para detecção da hepatite C e também da sífilis. O atendimento será das 8h às 12h.

A comunidade da região das UBSs 6 (Tijuca) e 11 (Portal) poderá fazer a testagem gratuitamente. O resultado do teste sai em 20 minutos e os munícipes com diagnóstico positivo serão encaminhados para o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para consulta médica e tratamento.

Segundo a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Layane Nayara Requenha de Souza, a ação marca o encerramento do Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção, identificação e tratamento das hepatites virais.

“Nosso objetivo com essa ação no sábado é levar o serviço para mais perto da comunidade, garantindo à população da região das UBSs do Tijuca e Portal da Pérola o acesso ao teste rápido”, explicou Layane. “É importante que as pessoas façam o teste, pois a hepatite C age de forma silenciosa”, reforçou.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Todas as pessoas com 40 anos ou mais precisam fazer o teste da hepatite C, pelo menos uma vez na vida. Pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, doença renal crônica, com distúrbios psiquiátricos, submetidas a transplantes também precisam ser testadas.

Pessoas com HIV, que fizeram transfusão de sangue antes de 1993, que passaram por procedimentos médicos ou estéticos (manicure, tatuagens) sem a observação dos parâmetros de segurança, detém um fator de risco para infecção e também precisam ser testadas, independentemente da idade.

“Para a hepatite C não há vacina e quem já teve a doença pode se reinfectar. Fibrose hepática, cirrose e câncer hepático são sinais de estágio avançando da doença, que podem levar à morte. Por isso, a descoberta precoce da doença é fundamental para reduzir complicações”, destacou a Layane.

OFERTA DE TESTES

Testes de hepatite C, bem como de hepatite B, sífilis e HIV são realizados em todos os postos de saúde e no SAE, por meio de agendamento. O SAE fica no Centro Médico e os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Informações: (18) 3643-6262 – ramais 255 e 212.