30/07/2021
Assistência Social mantém aberto acolhimento provisório para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Birigui segue com o acolhimento provisório aberto para as pessoas em situação de rua pernoitarem durante a frente fria que chegou ao município. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social visa garantir a proteção social das pessoas em situação de rua.

Na quarta-feira (28), quando o espaço foi aberto, 14 pessoas foram abrigadas. Já nesta quinta-feira (29), 11 pessoas passaram a noite na casa, que fica na rua Santa Tereza, 365, Vila Xavier, com entrada pelo portão lateral do Fundo Social de Solidariedade. Ainda não há uma data para o local ser desativado.

Os acolhidos ficam no local das 18h às 8h do dia seguinte. Na chegada, recebem chinelo, kits de higiene para tomar banho quente e roupas limpas. A janta é servida às 19h30 e o café da manhã das 6h30 às 7h30. Depois eles vão para o Centro POP, onde recebem almoço e participam de atividades.

A casa possui alas masculina e feminina (duas mulheres estão se abrigando no local), com camas individuais, colchão, travesseiro e cobertores. Há também um espaço com casinhas e rações para abrigar os pets que acompanham os moradores”, disse a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

CUIDADOS

As pessoas são acompanhadas por cuidadores do serviço de Acolhimento Institucional e por um policial municipal, responsável pela segurança. Mesmo já tendo sido vacinados, as pessoas em situação de rua são orientadas a usarem máscara, protocolo necessário contra a covid-19.

Os cuidadores usam jaleco e máscara durante todo o atendimento. Há totem com álcool em gel na entrada da casa e frascos espalhados pelos ambientes. Depois que as pessoas deixam o imóvel, é feita uma higienização completa dos ambientes e toda a roupa de cama é trocada.

A secretária de Assistência Social explicou que o trabalho de sensibilização para as pessoas irem para o abrigo vem sendo feito pela equipe do Centro POP desde que foi anunciada a previsão da forte frente fria. O trabalho foi intensificado desde a última segunda-feira.

“Preparamos um local provisório, mas muito acolhedor e todos estão sendo cuidados com amor e carinho. Infelizmente, alguns não querem ir para casa e o direito deles precisa ser respeitado. Mas essas pessoas também receberam agasalhos e cobertores”, afirmou Silvana.

A ação conta com o apoio do Centro POP, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Municipal, e das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, Rede Solidária de Birigui, além de voluntários da sociedade, que tem levado doações ao local, como alimentos, agasalhos e cobertores.