30/07/2021
Birigui realiza repescagem da 1ª dose para pessoas de 25 anos ou mais e da 2ª dose contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui faz neste sábado (31/07) uma repescagem para aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. Serão atendidas pessoas com 25 anos ou mais, no drive-thru do Terminal Rodoviário, que ficará aberto das 7h às 17h.

Além disso, quem está com a segunda dose atrasada, ou seja, não tomou na data agendada no cartão de vacinação, também poderá comparecer no drive-thru para completar o esquema vacinal. Receber a segunda dose é fundamental para obter a proteção contra sintomas graves da doença.

Birigui está com o calendário de vacinação adiantado em relação ao PEI (Plano Estadual de Imunização). Nesta quinta-feira (29) o município recebeu novas doses de vacinas e conseguiu antecipar o início da aplicação da primeira dose para os jovens com 25 e 26 anos.

Para receber a vacina a secretaria orienta fazer o pré-cadastro antecipado no site www.vacinaja.sp.gov.br. O pré-cadastro agiliza o atendimento dos profissionais da saúde, tornando o processo da aplicação da dose mais rápida. Também é obrigatório apresentar o RG, CPF e o comprovante de endereço.

Todos que forem ao drive-thru podem também doar 1kg de alimento não perecível para as famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. A sugestão é que sejam levados arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, leite em pó ou qualquer item da cesta básica. A doação é totalmente voluntária.

VACINÔMETRO

Birigui já aplicou 88.539 doses da vacina contra a covid-19. Conforme o vacinômetro, 65.852 pessoas receberam a primeira a dose. Ao todo, 22.687 estão com o esquema vacinal completo, pois já garantiram a segunda dose ou dose única. Os dados foram atualizados às 12 desta sexta-feira (30).

A secretaria orienta que os cuidados contra a covid-19 devem ser mantidos mesmo após receber a aplicação da primeira dose ou completar o ciclo vacinal. Cada um deve continuar usando máscara, higienizando as mãos, usando álcool em gel e, principalmente, evitando aglomerações.