28/08/2021
Prefeito Leandro Maffeis e ministro da Educação participam de inauguração no IFSP de Birigui

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, recebeu na manhã deste sábado (28/08) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que veio ao município para inaugurar o bloco “E” de salas do campus Birigui do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

Também participaram da cerimônia o reitor do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do governo federal, Tomás Dias Sant`ana; o diretor-geral do campus Birigui, Edmar César Gomes da Silva; e o presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior.

O bloco “E” conta com 18 salas, sendo seis de aulas, quatro laboratórios de informática, um laboratório de práticas corporais, um laboratório de ciências da natureza, um ateliê de artes, uma sala para coordenadoria de cursos e quatro salas para as coordenadorias sociopedagógico e apoio ao ensino.

O ministro de Estado da Educação falou da importância das universidades e reconheceu a necessidade de desenvolver mais o ensino superior. Além disso, destacou que diante do cenário econômico atual, o governo busca enfatizar também o ensino profissionalizante, considerado por ele como “o grande passo para retomarmos a educação com o sentido mais prático, não apenas teórico”.

“As universidades são importantíssimas, hoje temos só 17.4 jovens de 22 a 25 anos com ensino superior. Então, creio que um dos braços do ensino superior, sem tirar a importância da universidade, são as escolas técnicas porque os jovens já saem empregados. Essa é a visão e o pedido do presidente Jair Bolsonaro, enfatizar escolas profissionalizantes”, afirmou Ribeiro.

QUALIDADE

O prefeito agradeceu a visita do ministro e o investimento feito no IFSP e destacou a qualidade da instituição. “Temos no instituto excelentes professores e profissionais. E com a inauguração deste novo bloco de salas, a instituição amplia a sua capacidade de atendimento aos estudantes, expandido ainda mais a educação de qualidade, tradição em nossa cidade”, disse.

Maffeis e o presidente da Câmara aproveitaram a oportunidade e entregaram ao ministro ofícios solicitando novos recursos para reforma das salas de aulas do bloco A do campus Birigui do Instituto Federal, que está há 11 anos no município oferecendo cursos técnicos gratuitos à população.