17/09/2021
Prefeitura inaugura praça revitalizada por meio de parceria público-privada no Portal da Pérola 1

A Prefeitura de Birigui inaugura neste sábado (18/09) a praça Santo Boatto, localizada na rua José Sanches Gusman, no Portal da Pérola 1. A cerimônia terá início às 9h e contará com a presença do prefeito Leandro Maffeis. A população está convida para o evento, sendo obrigatório uso de máscara.

A praça foi construída por meio de parceria público-privada, entre a Prefeitura e as empresas Engeuni Engenharia e Nacional Urbanizadora e Participações. O espaço foi denominado como Santo Boatto pela lei municipal 7.017/2021, de autoria do chefe do Executivo.

O espaço foi todo revitalizado, sendo preservadas as árvores nativas. A praça agora conta com playground para as crianças (gangorra, escorregador e balanço) e aparelhos de academia ao ar livre (quatro barras duplas, dois simuladores de cavalgada duplo e dois remadores).

Também foi construída uma pista de caminhada, mesas com tabuleiros, pergolados e bancos, além de iluminação completa com 31 postes de duas pétalas com 62 luminárias em LED e mensagens motivacionais. Um investimento de aproximadamente R$ 330 mil para os moradores do bairro.

Além disso, a Engeuni Engenharia realizou a pavimentação de um trecho da rua José Sanches Gusman, com toda a infraestrutura, sinalização de trânsito e ciclovia de 500 metros. Um investimento em torno de R$ 495 mil em benefício para todos os biriguienses.

HOMENAGEADO

O nome da praça é uma homenagem a Santo Boatto, que nasceu no dia 29 de fevereiro de 1932 e trabalhou na fazenda de Nicolau Nunes como administrador. Seu avô Domingos Boato, imigrante italiano, fixou residência em Birigui no ano de 1915, fundando assim o bairro rural do Boatto.

Santo Boatto casou-se com Maria de Lourdes Donegá Boatto e tiveram quatro filhos, todos no bairro do Boato. Em 1971, ele mudou com a família para a cidade, residindo na Rua Coelho Neto, no bairro Silvares, até seu falecimento em 16 de abril de 2017.