17/09/2021
Birigui participa do lançamento do Índice de Concorrência dos Municípios do governo federal

O Ministério da Economia lançou, na última quarta-feira (15), o ICM (Índice de Concorrência dos Municípios), iniciativa que contou com Birigui entre os 15 municípios do país selecionados para a fase piloto do projeto. A Prefeitura de Birigui ajudou na validação do índice, contribuindo com ideias e propostas.

“Nossa participação no projeto piloto foi importante para o conhecimento da metodologia e dos indicadores do ICM, o que nos ajudará desde já no desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam o ambiente de negócios em nossa cidade, criando condições para atração de investimento, além da geração de empregos e renda”, destacou o prefeito Leandro Maffeis.

O primeiro índice de amplo alcance para avaliação concorrencial poderá ser usado pelos municípios brasileiros como indicador para estruturar e implementar inovações legislativas trazidas pela Lei de Liberdade Econômica (lei 13.874/2019) e pela Lei de Ambiente de Negócios (lei 14.195/2021).

Conforme o secretário da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Nivaldo Albani, que participou do lançamento de forma virtual, a equipe da pasta ajudou na revisão e discussão da operacionalização do índice, tendo acesso em primeira mão ao material utilizado na elaboração do índice.

“Contribuímos bastante, em especial, na área da economia, pois temos na SDE o projeto Observatório Econômico que ajudou no refinamento das fontes de dados e indicadores econômicos locais. Essa participação se materializará em ações e projetos de fomento ao desenvolvimento de nossa cidade”, avaliou.

ÍNDICE

De acordo com o Ministério da Economia, haverá edições anuais do índice e sua implementação ocorrerá em fases, de forma que todos os municípios brasileiros estejam participando e sendo avaliados pelo indicador concorrencial a partir da edição de 2026.

Para a fase 1 foram convocados a participar cidades com mais de 500 mil habitantes e capitais. Birigui também entra nessa fase por ter integrado o projeto piloto. A fase 2, prevista para 2022, contemplará, além dos municípios da fase 1, aqueles que tiveram mais de 100 mil habitantes.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000