20/09/2021
Comude e Apae promovem de 22 a 25 de setembro atividades na Semana da Pessoa com Deficiência

O Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Birigui promovem de 22 a 25 deste mês atividades alusivas ao “Setembro Verde”, dedicado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência.

Ao longo dos quatro dias haverá exercícios físicos inclusivos, contação de história e divulgação de vagas de emprego para pessoas com deficiência, tudo no formato digital, disponibilizado a partir das 9h nas redes sociais do Comude no Facebook e Instagram (@comudebirigui). Haverá também uma carreata.

Conforme a presidente do Comude, Patrícia Saraiva, toda a população está convidada para participar e sugerir práticas de inclusão às pessoas com deficiência. “A programação é um convite para os cidadãos refletirem sobre o que cada um pode fazer para garantir uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

As atividades contam com o apoio de algumas secretarias municipais. Para o dia 22 de setembro, a equipe da Secretaria de Esportes preparou material com orientações para as pessoas com deficiência sobre maneiras adequadas para realizarem exercícios físicos.

No dia 23, a Secretaria de Cultura e Turismo exibirá uma contação de histórias com participação dos alunos da Apae. Já no dia 24, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai divulgar ofertas de capacitação profissional e vagas de emprego para PcD’s.

Para encerrar a Semana da Pessoa com Deficiência, haverá a 1ª Carreata Inclusiva da Apae. O evento acontecerá no sábado (25/09), a partir das 9h30, com saída da associação, que fica na Travessa Carlos Gomes, 2, Centro. Nesse dia é solicitado aos participantes que estejam vestidos de verde.

SETEMBRO VERDE

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.