18/10/2021

Birigui recebe no dia 27 de outubro mais uma edição do programa Viagem Literária, com o módulo Contação de Histórias: Contos Populares. O ator Vinícius Mazzon vai mostrar como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importante da nossa cultura popular.

A apresentação será realizada na Biblioteca Municipal em duas sessões: às 9h e às 14h. As sessões serão abertas ao público e livre para todas as idades, respeitando os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara facial, em função da pandemia da covid-19.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Eliza Castilho Manfré, receber mais uma edição do Viagem Literária é um privilégio neste momento de retomada das atividades culturais. “O programa resgata a tradição das histórias orais, tão importante da nossa cultura popular”, afirmou.

A Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. As inscrições de turmas para as exibições da contação de histórias podem ser feitas pelo e-mail biblioteca@birigui.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3644-9677.

ARTISTA

Formado em Artes Cênicas, Vinícius Mazzon cria espetáculos de contação de histórias apoiados em estudos e vivências com a cultura popular brasileira desde 2009. Aliando a narração de contos com a divulgação literária, desenvolve programas de incentivo à leitura em escolas públicas do Paraná.

Participa dos principais eventos na área da narração oral no Brasil, sendo convidado para o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, Simpósio Nacional de Contadores de Histórias e Encontro Mundial da Invenção Literária.

VIAGEM LITERÁRIA

O Viagem Literária é um programa mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Em sua 13ª edição, o projeto conta neste módulo com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

A proposta é estimular a leitura, formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas.