20/10/2021
Termina nesta quinta (21) prazo para candidatos solicitarem isenção no processo seletivo do IFSP

Termina nesta quinta-feira (21/10) o prazo para os candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) no primeiro semestre de 2022.

O IFSP oferece 160 vagas para cursos técnicos no campus de Birigui. Para o técnico integrado ao ensino médio são 40 vagas para o curso de administração e 40 para informática. Para o técnico concomitante/subsequente ao ensino médio são 40 vagas para administração e 40 para automação industrial.

Pode pedir isenção o aluno que estudou integralmente em escola pública ou teve bolsa integral durante todo o ensino fundamental, desde que sua renda familiar bruta seja de até um salário mínimo e meio (R$1.650) por pessoa. O candidato precisa anexar documentos que comprovem as informações.

INSCRIÇÕES

Todos os cursos são gratuitos, sem cobrança de mensalidade. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro. Para realizar a inscrição, os interessados devem ler atentamente o edital nº 400/2021, realizar o cadastro, preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico no site processoseletivo.ifsp.edu.br.

Para os candidatos que não solicitarem a isenção é necessário pagar uma taxa de R$ 60 para os cursos técnicos integrados, ou de R$ 30, para os técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio.

Neste ano, devido a uma determinação judicial, o IFSP volta a adotar a seleção por meio de provas. O processo seletivo abordará as disciplinas de português e matemática e será aplicado, de forma presencial, no dia 19 de dezembro.

O IFSP reserva 50% de suas vagas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Também têm direito às vagas reservadas;candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e social, pretos, pardos ou indígenas;e pessoas com deficiência.