28/10/2021
Birigui em destaque: 1º lugar no Estado e segunda do país no índice de Desempenho na Gestão

Birigui é excelência em todo o Brasil quanto à qualidade das propostas e aplicação e transparência do uso de verbas enviadas pelo governo federal. A cidade é a primeira do Estado e segunda colocada no Brasil no Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Voluntárias da União.

O ranking é desenvolvido pelo Ministério da Economia, por meio do Painel de Indicadores + Brasil. O município de Birigui foi comparado com todas as cidades com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 28,9 mil.

No Estado, Birigui lidera o ranking seguido pelas cidades de Várzea Paulista, Ourinhos e Jandira. Em nível nacional, a cidade está atrás somente do município de Paragominas (PA). A terceira colocação é da cidade paulista de Várzea Paulista.

Com nota de 84,87, Birigui ficou à frente de cidades paulistas muito conhecidas como: Praia Grande (78,51); Assis (77,04), Carapicuíba (74,49). Caraguatatuba (72,09); Santa Bárbara D’ Oeste (61,13), Guarujá (60,72), Franca (57,85) e Itaquaquecetuba (55,03).

TRANSPARÊNCIA

Para o prefeito Leandro Maffeis, esse resultado comprova que sua administração tem feito um trabalho responsável, eficaz e transparente em relação à gestão do dinheiro público transferido pelo governo federal, buscando alcançar os melhores resultados para que a população tenha garantido os serviços e políticas públicas com qualidade.

“Temos buscado constantemente recursos para investirmos na cidade. Hoje mesmo estou em Brasília para a captação de verbas juntos aos ministérios e de emendas parlamentares. Temos também uma equipe técnica de servidores que conduz a aprovação de projetos junto ao governo federal e faz todo o acompanhamento dos convênios com responsabilidade”, destacou.

“Com o resultado, a nossa gestão torna-se exemplo e referência de sucesso no país. Isso potencializa a nossa capacidade de desenvolvimento e, sobretudo, fortalece e amplia as possibilidades de novos convênios, parcerias estratégicas e captação de recursos junto ao governo federal”, comemorou Maffeis.

COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE

O Índice de Desempenho da Gestão é um indicador de acompanhamento e avaliação contínua do desempenho de estados e municípios brasileiros em relação à qualidade das suas propostas, bem como quanto ao processo de gestão dos instrumentos (convênios) firmados com o governo federal.

O ranking é formado por 12 indicadores, que leva em consideração critérios como percentual de sucesso das propostas apresentadas; celeridade na execução financeira dos convênios; instrumentos executados no prazo; contas aprovadas e concluídas plenamente, desempenho médio de custos e de prazos, entre outras.