10/11/2021
Secretaria apresenta diagnóstico para fortalecimento das políticas públicas sociais

Trabalhadores e gestores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) participaram nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal, do Seminário de Vigilância Socioassistencial, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Birigui.

Um mapeamento de informações foi elaborado para conhecer melhor a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade social, visando o fortalecimento das políticas públicas. A apresentação dos dados foi realizada de forma virtual por Rodrigo e Vírgilio, técnicos da Khora, empresa que prestou consultoria ao município.

Também estiveram presentes o prefeito Leandro Maffeis; a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; a secretária adjunta Jaqueline Moraes Silva Fernandes; a diretora de Gestão do SUAS, Danielle Almeida, além de representantes de conselhos municipais e de entidades.

“A construção coletiva deste mapeamento durou seis meses e nos ajudará na implantação de políticas públicas efetivas para prevenir as situações de risco nos territórios de maior vulnerabilidade social, garantindo os direitos e a oferta de proteção social às famílias mais vulneráveis”, afirmou o prefeito.

Conforme Silvana, o trabalho objetivou desenvolver processos de supervisão técnica voltados para o aprimoramento dos fundamentos e concepções da Vigilância Socioassistencial, construção de subsídios técnicos para leitura e análise socioterritorial, com foco nas demandas e ofertas da proteção social.

A secretária destacou ainda que o seminário de Vigilância Socioassistencial é um marco histórico para o município. “Promoveremos intervenções embasadas nas demandas existentes, construindo algo sólido para oferecer às famílias que realmente precisam os serviços da rede socioassistencial”, afirmou.