11/11/2021
Secretaria de Assistência Social e CMDCA premiam ganhadores do “Prêmio Municipal 18 de Maio”

Gabriel da Paixão Souto, 11 anos, do Bombeiro Mirim, e Matheus Manaia Barbosa, 13 anos, do Instituto Pró-Criança, foram os grandes vencedores do “Prêmio Municipal 18 de Maio”, realizado para conscientizar crianças e adolescentes acerca da prevenção e combate ao abuso e exploração sexual.

A campanha foi promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e teve a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Leandro Maffeis; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; e do presidente do CMDCA, Mauro Henrique Caretta.

“Trabalhar essa temática com as crianças e adolescentes da rede socioassistencial é muito importante para promover a autoproteção e prevenção dessa violência e violação de direito. Parabéns a todos os participantes, pois recebemos trabalhos maravilhosos”, afirmou o prefeito.

CONCURSO

O Prêmio Municipal 18 de Maio teve a participação de 279 crianças e adolescentes atendidos pelos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da sociedade civil e dos quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) do município.

Os participantes tiveram que produzir materiais relacionados ao tema da campanha: “Como posso me proteger para nenhum mal me acontecer”. Crianças de 6 a 11 anos fizeram desenhos, enquanto adolescentes de 12 a 17 anos produziram frases.

Os dois vencedores de cada categoria ganharam um hoverboard. Os prêmios para os 2º e 3º lugares foram tablets e para os 4º e 5º lugares bicicletas. Crianças e adolescentes da Apac (Associação de Promoção e Assistência Comunitária) fizeram apresentações culturais na cerimônia.

A comissão avaliadora foi composta pela secretária adjunta de Assistência Social, Jaqueline Moraes Silva Fernandes; Lurdes Conceição Sandrigo Rabal, representante do CMDCA; Jefferson da Silva Spigotti, representante do Creas; e pelo Vinícius de Godoy Martins, do Conselho Tutelar.

“Foi muito difícil decidir os 10 ganhadores, pois todos os trabalhos estavam muitos bons. Levamos em conta a criatividade e a originalidade”, disse a secretária Silvana, que também integrou a comissão. “Que esse seja o primeiro de muitos prêmios que cada um receberá ao longo da vida”, completou.

GANHADORES

Categoria Desenho:

1º lugar: Gabriel da Paixão Souto – Associação Bombeiros Voluntários Mirins e Juvenis;

2º Lugar: Emily Cordeiro Gomes - Instituto Gumercindo de Paiva Castro – Empreendedor Mirim;

3º lugar: Matheus Eduardo Alves – Instituto Pró-Criança;

4º lugar: Adryan Cordeiro Gomes – Instituto Gumercindo de Paiva Castro – Empreendedor Mirim;

5º lugar: Vitória Izabel Laurindo dos Santos – Cras 4 Orlanda Macarini Palácio.

Categoria Frases:

1º lugar: Matheus Manaia Barbosa – Instituto Pró-Criança;

2º lugar: Vinicius dos Santos Dias – ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista);

3º lugar: Beatriz Freitas Barbalho – IPIS (Instituto de Promoção e Inclusão Social);

4º lugar: Lorena Victória de Souza Jacintho – Instituto Pró-Criança;

5º lugar: Carolini Portella Marques de Almeida – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Portal da Pérola 2.