16/11/2021
Festival Literário de Birigui começa nesta quarta-feira (17) com programação presencial e on-line

O Flibi (Festival Literário de Birigui) apresenta de 17 a 27 de novembro o Programa #ConectaFlibi, com uma programação híbrida (presencial e on-line) gratuita. Haverá mesas literárias, espetáculos, contações de histórias, clube do livro, oficinas e criação de Bibliotecas Livre (pontos de doação de livros).

Em sua 8ª edição, o Flibi mantém os mesmos objetivos que são estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à cultura e à informação. As atividades são direcionadas para todas as faixas etárias, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do @flbi.birigui.

E o Flibi começa nesta quarta-feira em grande estilo com o “Concerto Centenário”, com a Corporação Maestro Antônio Passarelli e convidados. A apresentação acontecerá a partir das 19h30 no teatro do Sesi Birigui. Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do teatro às 19h.

Abrilhantando este ícone da cultura local, a Corporação será acompanhada por artistas ilustres, como o maestro Marcos Tinareli, Juliano Marcente, Edd Ronald Cortês Ferreira, Milton Reis (Zulu), Alexandro Milani (Gais) e a Escola Léia Abreu, com a solista Ana Clara Pontes Branco.

“É com imensa satisfação que lançamos mais uma edição do Flibi, neste ano com o tema “Arte, Literatura e Conexões”. Um evento que atinge a todos os segmentos sociais, levando a cultura a toda comunidade de Birigui e região”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.

PROGRAMAÇÃO

O Flibi 2021 é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi. Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. A ITB Equipamentos Elétricos é a patrocinadora oficial do evento.

Os principais destaques desta edição são as mesas literárias com os autores Eliza Lucinda, Verônica Bonfim, Vinicius Calderoni, e Ana Ruth Starepravo. Já na grade de espetáculos, está a peça teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, protagonizada pelo ator Hilton Cobra.

O Festival Literário de Birigui receberá também o teatro infantil “A Lenda da Ponte”, com a Cia. Bambolina; a Leitura Dramática “Besta de Carga”, com Bárbara Teodosio e Os Hedonistas; e o Show África/Brasil, apresentado pela Banda Tropicadelia.

Outras novidades são os bate-papos on-line com os escritores locais Marcos Paulo Telles, Deidimar Alves Brissi, João Victor Brambila; e os autores do Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini, Angélica Spadari, Bruna Masson, Felipe Dias, João Feltrin e Samara Zampieri.

VOZES DA RUA

Nesta edição, o Flibi também abre espaço para conhecer e aprender com as Vozes da Rua, em um diálogo sobre os diferentes grupos que formam a beleza da diversidade cultural e intelectual da cidade, com a participação dos artistas Tass Dias e Thiago Mahin, e da professora do IFSP e presidente da Comissão Etno Birigui, Elisandra Pereira.

Inspirados no trabalho de Dulce Soares (–1982 – Barra Funda, Esquinas, Fachadas e Interiores), os pesquisadores Emerson Sabotto Baggio e Lu Mota, com o apoio de Silmara Brazil, apresentarão na Biblioteca Municipal a exposição fotográfica “Tuias: Memórias em pedaços”, com a documentação fotográfica de tradicionais bairros rurais biriguienses, e primordial atenção às antigas “tuias” tão marcantes e presentes nos sítios.

“Estamos entusiasmados por retomarmos com segurança as atividades presenciais do nosso Flibi. Será uma rica agenda, com a participação de autores e artistas de todo o Brasil. Abordaremos diálogos reflexivos sobre o mundo contemporâneo, em mesas literárias com encontros entre autores e agentes culturais”, disse o diretor do Flibi, Paulo Bernardes.

As mesas literárias serão transmitidas em formatos de lives pelo Youtube @flibi.birigui. Já o Programa #EducativoFlibi, será realizado nos Teatros do Sesc e Sesi, e demais espaços culturais da cidade, com a oferta de espetáculos presenciais, contação de histórias e oficinas, com foco na expressividade, autonomia e liberdade criativa dos sujeitos.