18/11/2021
Corporação Maestro Antônio Passarelli abre a 8ª edição do Flibi com o ‘Concerto Centenário’

A Corporação Maestro Antônio Passarelli abriu a 8ª edição do Flibi (Festival Literário de Birigui) com o “Concerto Centenário”, no teatro do Sesi. Foi uma noite de quarta-feira (17/11) especial que reuniu autoridades e familiares do maestro que dá nome à banda.

Sob a regência do maestro Lino Tonsig, a corporação apresentou repertório musical com temas que enalteceram a esperança nesses novos tempos, como What a Wonderful World (Bob Thiele); Estão Voltando as Flores (Paulo Soledad); Hallelujah (Leonard Cohen), entre outros, emocionando o público.

O concerto contou com as participações especiais do maestro Marcos Tinareli, dos músicos Juliano Marcente, Edd Ronald Cortês Ferreira, Milton Reis (Zulu), Alexandro Milani (Gais), além da solista Ana Clara Pontes Branco, da Escola Léia Abreu.

CENTENÁRIO

“O concerto marcou a abertura do nosso Flibi, mas também o retorno presencial da nossa tão querida e histórica corporação musical neste ano comemorativo de seus 100 anos, completados em 26 de outubro”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré.

O prefeito Leandro Maffeis falou da honra em ser o prefeito do centenário da Corporação Maestro Antônio Passarelli. “A corporação é uma pérola de nossa cidade, que há 100 anos abrilhanta as nossas noites de domingo na concha da praça Dr. Gama. Uma história que não podemos deixar morrer”, frisou.

“O Flibi existe para resgatar a literatura e incentivar a leitura entre as crianças, jovens e adultos, além de promover o acesso à cultura e à educação. Nossa gestão sempre apoiará os eventos culturais para a nossa população”, completou Maffeis, ao falar da importância do festival.

Também participaram da abertura do Flibi a primeira-dama Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior; o diretor geral do Flibi, Paulo Bernardes; a analista de RH da ITB, Danielle Maestá; Jefferson Bittencourt e Alex Dias (do Sesc) e Sônia Risseto (do Sesi).

SOBRE O FLIBI

O Flibi (Festival Literário de Birigui) apresenta até o dia 27 de novembro o Programa #ConectaFlibi, com uma programação híbrida (presencial e on-line) gratuita, com mesas literárias, espetáculos, contações de histórias, clube do livro, oficinas e criação de Bibliotecas Livre (pontos de doação de livros).

O festival é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi. Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. A ITB Equipamentos Elétricos é a patrocinadora oficial do evento.