07/12/2021
Birigui é primeira colocada no Brasil e no Estado em gestão de contratos com o Governo Federal

Birigui é a primeira colocada no Brasil e no Estado no Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Voluntárias da União. Isso significa que a cidade é referência em todo o País quanto à qualidade das suas propostas e na gestão de recursos recebidos por meio de convênios com o governo federal.

O ranking é produzido pelo Ministério da Economia, por meio do Painel Indicadores + Brasil. Os dados que colocam Birigui em posição de destaque são referentes a novembro deste ano. Birigui foi comparado com os municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 28,9 mil.

Com nota de 85,12, o município ficou à frente de Várzea Paulista (83,87) e Ourinhos (80,54) no Estado. Já a nível nacional, Birigui subiu uma posição em relação ao ranking de outubro, ficando à frente de Várzea Paulista e de Paragominas (PA), que teve a nota de 83,27.

TRANSPARÊNCIA

O prefeito Leandro Maffeis recebeu com muita satisfação o resultado e destacou que o indicador reflete uma política da gestão municipal de obter recursos federais disponíveis e fazer todo o acompanhamento do serviço ou obra durante a vigência dos convênios.

“É o reconhecimento externo ao trabalho responsável, eficaz e transparente realizado por nossa equipe de servidores, atestando a nossa capacidade de gerir projetos. Buscamos alcançar aos melhores resultados para que a população tenha garantido políticas públicas com qualidade”, afirmou.

O Índice de Desempenho da Gestão é um indicador de acompanhamento e avaliação contínua do desempenho de estados e municípios brasileiros em relação à qualidade das suas propostas, bem como ao processo de gestão dos instrumentos (convênios) firmados com o governo federal.

Para o cálculo do índice, são considerados 12 indicadores: percentual de sucesso das propostas apresentadas; celeridade na execução financeira dos convênios; instrumentos executados no prazo; contas aprovadas e concluídas plenamente, desempenho médio de custos e de prazos, entre outros.