07/12/2021
Corporação Maestro Antônio Passarelli: há 100 anos levando música e alegria ao povo de Birigui

Importante patrimônio cultural e histórico de Birigui, a Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli completou no dia 26 de outubro um século de existência, levando muita música e alegria para o povo biriguiense nas tradicionais apresentações aos domingos na praça Dr. Gama.

Neste ano marcado também pelos 110 anos de fundação de Birigui e o centenário de emancipação política do município, a corporação celebra o passado e projeta o futuro com a retomada aos palcos, após período de apresentações online por conta da pandemia da covid-19.

“A Banda Municipal é o mais antigo patrimônio artístico e cultural, ainda vivo, de Birigui. Esteve e está presente em todos os principais acontecimentos históricos do município. Sua presença aos domingos na praça Dr. Gama, em suas retretas musicais, têm feito gerações se apaixonarem por essa maravilhosa tradição musical”, destacou o regente Lino Marcelo Tonsig.

A corporação conta hoje com 31 músicos que executam os seguintes instrumentos: flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, contrabaixo elétrico, piano digital e percussão. Seu repertório abrange todos os estilos e épocas, desde músicas eruditas aos populares.

O prefeito Leandro Maffeis reforçou a importância da corporação para a história de Birigui. São 100 anos de uma brilhante história pautada pela dedicação à arte e à cultura de nosso município, levando alegria à nossa gente. Parabéns, Corporação Maestro Antônio Passarelli, Pérola de nossa cidade”, declarou.

HISTÓRICO

A Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, como hoje é conhecida, foi criada em 1921, dez anos após a fundação de Birigui, que na época era distrito de Penápolis. A iniciativa foi do administrador do distrito Archibaldo Clark, que no ano seguinte viria a ser o primeiro prefeito da cidade.

A criação da banda era uma necessidade política, já que o então distrito articulava sua emancipação. O maestro Antônio Passarelli, que atuava em Pirassununga, foi convidado por Clark para mudar-se para a cidade e organizar o grupo musical, que recebeu o nome de Corporação Musical Biriguiense.

Em 26 de outubro de 1921, a corporação se apresentou pela primeira vez durante a recepção ao presidente do Estado Washington Luís Pereira e Souza ao distrito. Com a oficialização do decreto de emancipação de Birigui, em fevereiro de 1922, a corporação passou a ser chamada de Banda Municipal.

A partir de então, a Banda Municipal passou a participar da vida sociocultural do município, promovendo civismo, lazer e cultura aos moradores. Se apresentava em comemorações, eventos cívicos e religiosos, festivos e constantemente em cortejos fúnebres.

MAESTRO ANTÔNIO PASSARELLI

O maestro Antônio Passarelli desenvolveu atividades de formação de músicos e de estruturação repertorial da banda, que a partir de 1926, com a inauguração da praça central Raul Cardoso (hoje Dr. Gama), passou a se apresentar todos os domingos ao final da tarde e, posteriormente, à noite.

Após a Revolução 1932, a banda passou a ser denominada Banda Paulista de Birigui, em homenagem ao movimento constitucionalista. Foi em de dezembro de 1961, no cinquentenário de Birigui e inauguração da concha acústica, que a banda recebeu o nome de Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli.

Era uma singela homenagem ao maestro, que faleceu em julho de 1967. Em 2016, após 95 anos de fundação, a banda foi regulamentada juridicamente, com a aprovação da lei municipal que institucionalizou a banda, que passou a ser chamada de Corporação Musical Municipal Maestro Antônio Passarelli.

Muitos músicos já passaram pela corporação e ficaram por muitos anos, como os três irmãos Custódios: João, Antônio e Roque, que foram alunos de Passarelli e atuaram por mais de 50 anos. Atualmente, está na ativa o senhor Onofre Rodrigues, que completou 60 anos na corporação.