01/02/2022
Birigui fecha 2021 com saldo positivo na geração de empregos, recuperando retração de 2020

Birigui teve saldo positivo de 920 postos de trabalho formal com carteira assinada em 2021, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (31/01) pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Com o resultado, o município reverteu a sequência de desempenho negativo iniciada em 2013, situação que se aprofundou em 2020, que fechou com saldo negativo de 812 postos. Portanto, o saldo de emprego no ano passado cresceu 213,30% no comparativo com janeiro a dezembro do ano retrasado.

No acumulado de 2021, os setores que puxaram para cima o cenário de emprego foram a indústria, com saldo de 848 empregos, e o comércio com 256 vagas criadas, conforme dados compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

A cidade teve saldo positivo de emprego nos meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto, setembro e outubro. Em dezembro, como era esperado, as demissões superaram as contratações em decorrência das características da economia local, já que neste mês sempre há ajustes nas empresas.

RECUPERAÇÃO

Para o prefeito Leandro Maffeis, a cidade conseguiu uma boa recuperação de empregos, mesmo diante do pior cenário enfrentado da pandemia em 2021. “O setor econômico reagiu positivamente ao forte impacto da pandemia sobre as empresas, comerciantes e toda a cadeia produtiva”, avaliou.

Maffeis destacou que os dados relativos ao aumento da abertura de empresas, ampliação das exportações, fortalecimento da movimentação bancária, bem como os novos investimentos e empreendimentos vindos para a cidade, indicam boas perspectivas de crescimento da economia local em 2022.

“Nossa gestão está comprometida com a geração de emprego e renda para nossa população e temos feitos parcerias para capacitação de mão de obra. Seguiremos trabalhando para apoiar as empresas biriguienses e atrair novos investidores”, completou o prefeito.