08/02/2022
Birigui abre 2022 com crescimento acelerado das exportações e superávit de US$ 1,87 milhão

Birigui iniciou 2022 com alta nas exportações. Elas registraram crescimento de 249,5% em relação a 2021, alcançando o valor de US$ 2,92 milhões. Foi o segundo melhor resultado para o mês de janeiro desde 2013. As importações totalizaram US$ 1,05 milhão, obtendo superávit comercial de US$ 1,87 milhão.

“Os números do primeiro mês do ano sinalizam a continuidade dos bons resultados para a cidade, o que vem ocorrendo desde o ano passado, quando as exportações apresentaram crescimento de 28,3% atingindo US$ 29,8 milhões”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

Os valores movimentados pelas empresas biriguienses, ao preço do dólar do dia 4 de fevereiro alcançam R$ 15,5 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Ao todo, 26 países compraram os produtos biriguienses no mês passado, aumento de 62,5% na comparação com janeiro de 2021. O principal importador foi o Japão, cujas vendas aproximaram-se de US$ 1 milhão. Também aparecem entre os cinco primeiros a Líbia, Bolívia, Argentina e Colômbia.

Para o prefeito Leandro Maffeis, “a diversificação de países comprova a capacidade dos nossos empreendedores em avançar na busca de novos mercados, levando os produtos biriguienses para várias partes do mundo. São dados que trazem ótimas perspectivas para todo o ano de 2022”.

RESÍDUOS DE METAIS PRECIOSOS

O grande destaque das exportações foram os resíduos de metais preciosos, com 32% das vendas totais das empresas (US$ 942 mil), seguido por calçado com sola exterior e parte superior de borracha ou plástico, com vendas de US$ 886 mil, e transformadores elétricos, totalizando US$ 609 mil em vendas.

“Tivemos a ampliação de países compradores e a participação relevante do Japão, terceira maior economia do mundo, demonstrando a força industrial de Birigui. Essa entrada no mercado japonês é importante para nossas empresas e poderá resultar na ampliação das vendas futuras”, espera Albani.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Os relatórios divulgados pela SDE estão disponíveis no site sedecti.org.