04/03/2022
Prefeitura e Polícia Ambiental lançam concurso cultural para alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Birigui e a Polícia Militar Ambiental lançaram, nesta quinta-feira (3), o concurso cultural “Meio Ambiente e Minha Cidade”. A ação, que tem a parceria do Rotary Club de Birigui e da Casa da Amizade, envolverá 7.295 alunos de 17 unidades escolares da rede municipal de ensino.

O concurso foi apresentado ao prefeito Leandro Maffeis, em ato que contou com a presença do presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior; do tenente coronel Siqueira Campos, comandante do 2º Batalhão da Polícia Ambiental; e da secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio.

Também participaram o presidente eleito do Rotary Club, Nelson Rodrigues de Oliveira; o major Marques, subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Ambiental; o major Rodrigo, coordenador operacional; o cabo PM Rampazzo e a diretora de Ensino Fundamental, Miriá Marques Moreno.

“Este concurso cultural tem o objetivo de despertar em nossos alunos a consciência do respeito e da preservação ao meio ambiente. Um importante projeto que vai contribuir com a formação e tornar cada um multiplicador de boas práticas ambientais”, afirmou Maffeis.

CONCURSO

O concurso tem como tema “A importância do meio ambiente para minha cidade!” e foi dividido em três categorias: desenho (para alunos do pré I e II e 1º ano do ensino fundamental), frase (para os 2º e 3º anos do fundamental) e redação (para estudantes dos 4º e 5º anos do fundamental).

Ações de educação ambiental serão realizadas pelos policiais ambientais a partir da próxima segunda-feira (7) em cada unidade escolar com o intuito de fomentar a participação das crianças. A produção do desenho, frase ou redação relacionada ao tema deverá ser feita de forma individual.

Após uma análise interna dos trabalhos produzidos, cada unidade escolar deverá indicar cinco desenhos e frases e três redações para avaliação final de uma banca examinadora. O encerramento do concurso cultural está previsto para o dia 6 de junho, com a premiação do 1º ao 5º lugar de cada categoria.

“Quero desde já agradecer a Polícia Ambiental, Rotary Club e Casa da Amizade pela parceria neste importante projeto. É preciso que a criança desenvolva, não somente a consciência ambiental, mas assuma também a responsabilidade sobre o preservar”, disse a secretária de Educação.