08/03/2022
Instituto Federal e Prefeitura de Birigui lançam projeto voltado ao empoderamento feminino

O IFSP (Instituto Federal de São Paulo) câmpus de Birigui e a Prefeitura de Birigui lançaram, nesta terça-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher, o projeto “Mulheres Empreendedoras LabSol”, voltado ao empoderamento feminino pela temática do empreendedorismo.

O evento reuniu o prefeito Leandro Maffeis; a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani; o diretor geral do IFSP, Edmar Cesar Gomes da Silva; e a coordenadora do projeto, profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza.

“É uma alegria, neste dia tão especial, lançarmos essa importante parceria que vai contribuir para a formação e construção de carreira para as mulheres vulneráveis que vivem na região do Portal da Pérola 2. O objetivo final é a geração de emprego e renda para as participantes”, destacou Maffeis.

SUBPROJETOS

O projeto é composto por dois subprojetos. O primeiro consiste em uma pesquisa sobre mulheres empreendedoras e um mapeamento sobre empreendimentos femininos nos 14 bairros da região norte da cidade, com o auxílio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

A segunda proposta do projeto são as ações formativas, que consiste na disponibilização de cursos regulares e de extensão, além de letramento científico. Essas atividades, bem com a pesquisa, terão início neste mês e ocorrerão até dezembro.

Andréia explicou que o projeto Mulheres Empreendedoras está em consonância com o objetivo 5 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que preconiza alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

“O projeto possui essa dimensão tripla - pesquisa, ensino e extensão - promovendo formação e dados de pesquisa necessários ao desenvolvimento de novos projetos, de políticas públicas, de modo a atender com efetividade a população feminina”, explicou a coordenadora do projeto no âmbito do IFSP.