10/03/2022
Prefeito Maffeis envia à Câmara projeto que cria vagas e valoriza ingressantes na Guarda Municipal

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, encaminhou ao Legislativo, nesta quarta-feira (9/3), projeto de lei complementar que prevê a criação de 10 novas vagas de provimento efetivo da Guarda Civil Municipal, que ampliarão o quadro da corporação de 110 para 120 servidores.

O projeto também cria critérios legais para a promoção de guardas municipais de 3ª classe para 2ª classe, valorizando os servidores que ingressarem na corporação. As duas propostas alteram dispositivos da lei complementar 59/2014, que estabelece o Estatuto da Guarda Municipal.

“A atual legislação não contempla um plano de carreira específico para guardas municipais de 3ª classe. Nosso objetivo, com essa alteração, é garantir aos ingressantes na corporação a devida valorização e promoção após cinco anos de efetivo exercício”, justificou o prefeito.

Com relação a ampliação de vagas, Maffeis explicou que 10% deverá ser ocupado, obrigatoriamente, por mulheres. A administração municipal prevê convocar, a partir de maio, os candidatos aprovados no último concurso público para o curso de formação.

“Esperamos que todos os vereadores aprovem este importante projeto de lei, que possibilitará a contratação de profissionais adequados para atender as necessidades da corporação. Assim, vamos garantir reforço à segurança e o melhor atendimento possível aos cidadãos de nossa cidade”, completou.

MELHORIAS

Para começar a convocação dos candidatos aprovados no concurso público a partir de maio, a Secretaria de Segurança Pública está montando toda a estrutura do curso de formação para preparar os novos guardas civis para a função. Decreto autorizando a realização do curso foi publicado nesta quinta-feira (10/3) no Diário Oficial do município.

A administração também aguarda liberação de recursos por parte do Governo do Estado, no valor de pouco mais de R$ 1 milhão indicado pelo deputado estadual Roque Barbiere, por intermédio da vereadora Si do Combate ao Câncer, para poder licitar a compra de fardas, armas e munição para os novos guardas, além de viatura.